Piauí esteve presente no 13° Curso de Inteligência Penitenciária do Rio de Janeiro

Participaram do curso, além de inspetores penitenciários do Estado do Rio de Janeiro, profissionais de 11 estados da Federação. O RJ é uma referência na área de inteligência penitenciária

Pioneira na Inteligência Penitenciária no país, a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap/RJ), deu o pontapé inicial no uso dessa importante ferramenta há 17 anos. Reconhecido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) como referência nacional, modelo para formação dos agentes de Inteligência ligados à atividade penitenciária no país, o Curso de Inteligência Penitenciária coordenado pela Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário do RJ (Sispen), teve  sua 13 edição encerrada no último dia 19 de outubro, com o êxito almejado.

Foto: Divulgação Ascom/Seap RJSEAP RJ inicia 13° Curso de Inteligência Penitenciária
Participantes do Curso de Inteligência Penitenciária da Sispen/RJ, um dos estados presentes foi o Piauí, por meio do agente penitenciário Reginaldo Medeiros que já atua nessa importante área no Sistema Prisional

Devido a grande procura, o 13° CINPE/2019 contou com 49 alunos; o curso contou com a parceria de instrutores da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público. A capacitação teve encontros presenciais das 2ª às 6ª feiras durante quatro semanas.

Com objetivo de formar o profissional de Inteligência de acordo com a doutrina de inteligência em vigor, em âmbito estadual e federal, com aplicabilidade no Sistema Penitenciário, além de proporcionar ao profissional de Inteligência condições técnicas para exercer as atividades pertinentes ao SINPEN, a aula inaugural do 13° CINPE/2019 contou com palestra do promotor de Justiça do MPRJ, Décio Alonso, sob o tema “Atividade de Inteligência e Investigação Criminal”. Doutor em Direito pela USP, curso Superior de Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG/MD), o palestrante compartilhou experiências e interagiu com os alunos trazendo bastante conhecimento técnico na área.
 

Foto: Divulgação Ascom/Seap RJSEAP RJ inicia 13° Curso de Inteligência Penitenciária
Reginaldo Medeiros - que representou a Secretaria da Justiça do Piauí, voltou otimista com a troca de experiência na área

Participaram do curso, além de inspetores penitenciários do Estado do Rio de Janeiro, profissionais de 11 estados da Federação, compreendendo uma delegação de 16 servidores. Sendo os Estados do: Piauí, Goiás, Santa Catarina, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Maranhão, Amazonas, Brasília e São Paulo. O evento contou ainda com representantes do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, Subsecretaria Militar da Casa Civil, Degase, Polícia Militar, Tribunal Regional do Trabalho, Petrobrás, e Guarda Municipal. representando 8 agências de inteligência com 12 servidores.

Inspetores penitenciários da Seap/RJ foram prestigiados com 21 vagas. “Anteriormente só eram contemplados servidores ou da Inteligência, ou da Corregedoria, e hoje quebramos esse paradigma oferecendo vagas às unidades prisionais e outros setores da casa. Quem ganha com isso é a própria categoria”, declarou o superintendente geral da Sispen, Júlio César Veras que deu aos novos alunos as boas vindas ao “ninho da coruja penitenciária”.

Estiveram presentes ao evento, o Subsecretário de Gestão Estratégica, coronel PM Edison Duarte dos Santos Júnior; o Subsecretário de Gestão Operacional, inspetor penitenciário Moysés Henriques Marques; o Superintendente S2, inspetor penitenciário João Damasceno; a doutora Zoraia representando o secretário de Polícia Civil RJ; representantes do Ministério Público (MPRJ), representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Corregedora Fúlvia Liege; a chefe da CPIA, entre outros convidados e autoridades.

Fonte: JTNews com informações da SEAP/RJ

Comentários