Santa Catarina passa a adotar número de RG igual ao do CPF em novembro
Quem já tiver o RG, o número continua valendo, mas quem for emitir a primeira via já não vai contar com um número separado do RGA partir do dia 08 de novembro, a carteira de identidade em Santa Catarina passa adotar um novo modelo, o número do registro geral (RG) será o mesmo do CPF.
Quem já tiver o RG, o número continua valendo, mas quem for emitir a primeira via já não vai contar com um número separado do RG. No Brasil, cada unidade da federação pode emitir o número de sua identidade, isso significa que uma pessoa pode ter 27 números diferentes de RG.
Com a unificação do RG com o número do CPF, especialistas acreditam que fica mais fácil evitar fraudes, uma vez que a tecnologia une a biometria, que é única, com um número de identificação nacional, que no caso seria o CPF.
O perito do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) Giovani Eduardo Adriano acredita que o documento unificado será mais confiável.
“É um documento mais confiável, um documento menos suscetível a fraudes. Só no vazamento de informações nos últimos meses da Receita Federal com o banco de dados do IGP aqui de Santa Catarina, nós conseguimos derrubar mais de 160 mil CPFs que poderiam ser duplicados ou ser utilizados para fraudes”, destacou.
A unificação, pioneira no Brasil, começou a ganhar forma a partir de 2019, quando um convênio permitiu acesso do IGP ao banco de dados da Receita Federal e a Receita acesso ao banco de dados do estado de Santa Catarina. Outros estados como Paraná e Rio Grande do Sul também caminham para adotar um único número de identificação.
Fonte: Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Confira o que abre e fecha em Teresina nos dias 24 e 25 de dezembro
-
Política
TCE considera inconstitucional decreto que fixou salários do prefeito e vice de Nazária e determina suspensão
-
Geral
Trabalhadores do transporte público encerram greve em Teresina após acordo
-
Geral
A mestra que vendia livros; por Maria das Graças Targino
-
Segurança Pública
Acusado de violência sexual infantil é alvo de operação da PF em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Cozinhas precárias e falhas nutricionais levam prefeito de Massapê do Piauí a ser multado pelo TCE
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos
-
Geral
Comércio de Teresina terá funcionamento especial no domingo (21); confira