Samuel Silveira reage à reportagem do JTNEWS e diz que acusações foram arquivadas
“Todas as alegações se mostraram infundadas, razão pela qual os procedimentos foram arquivados”, diz o delegado na nota.Em razão da matéria “Delegado Samuel Silveira sofre nova derrota após Justiça anular remoção de 15 agentes do Denarc”, divulgada neste portal de notícias na edição de ontem (04/06), em que foi relatado um conflito entre delegados e agentes da Polícia Civil do Piauí, com destaque para a decisão judicial que suspendeu a remoção de 15 policiais civis por suposto desvio de finalidade, o delegado Francisco Samuel Silveira encaminhou nota oficial de esclarecimento.

A matéria noticiou que, após um impasse envolvendo a condução de uma viatura por um agente sem o curso exigido, a delegada Adília Klein e o coordenador do Denarc, delegado Samuel Silveira, teriam entrado em conflito com os agentes. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí (Sinpolpi), houve assédio moral, tentativa de punição por meio de remoção e até convocação da Polícia Militar para conter o movimento sindical no local. A Justiça, por sua vez, considerou o ato como punitivo e ilegal, mantendo os agentes em sua lotação original no Denarc.
Diante da repercussão do caso e das críticas à sua atuação, o delegado Samuel Silveira apresentou uma nota de esclarecimento, na qual afirma que todas as alegações levantadas foram objeto de apuração rigorosa por meio de procedimentos administrativo e criminal. “Foram devidamente instaurados procedimentos administrativo e criminal, incluindo uma Verificação Preliminar de Informação (VPI), com o objetivo de apurar os fatos de forma rigorosa. Após a apuração, todas as alegações se mostraram infundadas, razão pela qual os procedimentos foram arquivados”, diz o texto.
Na nota, o delegado também destaca que a análise do mérito judicial está sob responsabilidade da Procuradoria do Estado, que atua na defesa jurídica do ente público. E faz um alerta: as pessoas responsáveis pelas alegações consideradas infundadas podem ser responsabilizadas judicialmente. “Ressalta-se, ainda, que, diante da inconsistência das acusações, os responsáveis por tais alegações estão sujeitos à responsabilização civil e criminal, conforme prevê a legislação vigente”, afirma.
Por fim, o delegado reitera o compromisso da instituição com a legalidade e a atuação responsável das forças de segurança. “Reiteramos o compromisso com a legalidade, a transparência e a defesa da atuação responsável das forças de segurança.”
Confira o inteiro teor da nota
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em relação às informações recentemente veiculadas, cumpre esclarecer que a análise do mérito judicial é de competência da Procuradoria do Estado, que atua na defesa jurídica do ente público. No entanto, quanto às alegações fáticas de suposto abuso ou conduta irregular, foram devidamente instaurados procedimentos administrativo e criminal, incluindo uma Verificação Preliminar de Informação (VPI), com o objetivo de apurar os fatos de forma rigorosa. Após a apuração, todas as alegações se mostraram infundadas, razão pela qual os procedimentos foram arquivados. Ressalta-se, ainda, que, diante da inconsistência das acusações, os responsáveis por tais alegações estão sujeitos à responsabilização civil e criminal, conforme prevê a legislação vigente. Reiteramos o compromisso com a legalidade, a transparência e a defesa da atuação responsável das forças de segurança.
DPC Samuel Silveira
Coordenador do DENARC
O Portal de notícias JTNEWS reafirma seu compromisso com o jornalismo ético e a apuração dos fatos com base em documentos oficiais e fontes devidamente identificadas. A matéria anterior teve como base decisões judiciais proferidas pela 2ª Vara da Fazenda Pública e pelo Tribunal de Justiça do Piauí, bem como declarações públicas do Sinpolpi.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Banco é condenado por desconto ilegal em aposentadoria, terá que devolver valor em dobro e pagar indenização
-
Geral Médico Brenno Andrade apresenta melhora neurológica e deve começar a despertar nas próximas horas
-
Segurança Pública No Piauí do "crime", DRACO indicia membros do Comando Vermelho acusados de planejar morte do delegado Charles Pessoa
-
Segurança Pública Homem é preso por agredir companheira grávida e provocar aborto em Canto do Buriti
-
Geral Médico Brenno Andrade sofreu traumatismo cranioencefálico após acidente com caminhão
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Motociclista fica gravemente ferido em acidente na Ladeira do Uruguai
-
Segurança Pública Criminalidade no interior do Piauí explode e PM prende quatro suspeitos de assalto a postos de combustíveis em Floriano
-
Justiça Processo contra advogado George Tajra é interrompido por suspeita de insanidade mental
-
Justiça Governador do Maranhão confirma prisão de prefeito e autor confesso pela morte do soldado Geidson
-
Política Ex-Prefeito de Alto Longá (PI) é multado por dificultar transição de governo e esconder informações públicas