Romeu Zema anuncia plano de reabertura do comércio a prefeituras em MG

Zema ressalta que a atitude de reativar o comércio gradualmente partirá de cada prefeitura, analisando o contexto específico

O governo de Minas Gerais anunciou, na tarde desta quinta-feira, um plano de auxílio às prefeituras municipais que decidirem pela reabertura das atividades comerciais, limitadas por causa da pandemia do Novo Coronavírus.

Foto: Pedro Gontijo/Imprensa MGGovernador Romeu Zema
Governo de Minas vai disponibilizar uma espécie de 'cartilha' às prefeituras, especificando quais comércios poderão funcionar e como isso acontecerá

O governador Romeu Zema (Novo), porém, disse que o programa pode ser acelerado, mantido como está ou até recuado, dependendo do avanço da COVID-19 no estado.

“Minas, até o momento, foi um exemplo na condução da pandemia, e com certeza vai continuar sendo um exemplo na reativação da economia. Estaremos monitorando continuamente essa reativação responsável" .

Zema também deixou claro que se for constatado que se tiver um aumento considerável, e até mesmo preocupante de novos casos será feito algo a respeito. "Não é ligar e esquecer, é ligar e acompanhar”, disse o governador, em entrevista coletiva feita na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O programa, chamado "Minas Consciente", terá um site específico para a consulta de prefeitos a partir da próxima segunda-feira. O portal contará com protocolos considerados corretos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Primeiramente orientando os estabelecimentos de serviços essenciais. Já a partir de quarta, haverá orientações sobre outras atividades comerciais que podem ser retomadas e como isso deve ser feito. 

Romeu Zema ressaltou que a atitude de reativar o comércio gradualmente partirá de cada prefeitura, analisando o contexto específico. Segundo o governador, mais da metade dos 853 municípios mineiros já retomou, em algum nível, a atividade comercial.

“Mais da metade dos municípios de Minas já têm suas atividades restabelecidas totalmente ou parcialmente há dez, 15 dias, porque essa decisão é tomada pelos prefeitos, e não por mim, governandor". explicou. 

"A partir de agora, todos os prefeitos terão acesso a esse protocolo que reza uma série de medidas de seguranças, como distância mínima, como atender um cliente, como higienizar equipamentos de uso comum, e por aí vai”, afirmou Zema.

Apesar de criarem uma cartilha para o isolamento vertical, Zema e o governo de Minas seguem com a recomendação do isolamento horizontal, que os mineiros fiquem em casa o máximo possível.

Os membros do Executivo também lembram que as relações sociais deverão seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como a do distanciamento social.

Segundo dados da SES-MG, divulgados nesta quinta-feira, o coronavírus já matou 51 pessoas e infectou outras 1.308 em solo mineiro. Os casos suspeitos chegam a 77.775 no estado, e 85 óbitos são investigados.

Fonte: Jornal Estado de Minas

Comentários