Revista Brasileira de Execução Penal publica artigo do policial penal Diego Mantovaneli sobre inteligência penitenciária
Em seu artigo, Mantovaneli, traz uma análise das estratégias, estruturas e organizações que são estabelecidas de modo a viabilizar uma atuação adequada dos órgãos de Segurança PúblicaA sexta edição da Revista Brasileira de Execução Penal (RBEP), organizada no formato do dossiê temático “Inteligência Penitenciária”, traz um artigo do policial penal federal Diego Mantovaneli.

A Revista reúne produções do conhecimento relacionadas às distintas perspectivas adotadas pela inteligência no país. A edição encontra-se organizada nas seções temáticas: Ensaios, Artigos, Relatos de Experiências e Entrevistas, que buscam refletir sobre o alcance da política para a prevenção em segurança pública e penitenciária; a efetividade no enfrentamento ao crime organizado e as dinâmicas vivenciadas in loco; a atuação da gestão na direção de “coordenar e orientar as atividades de inteligência” (como prevê a legislação); além de expor as análises sobre os protocolos instituídos, nas esferas estadual e federal, que apresentam as diferentes perspectivas sobre como vem se efetivando a inteligência penitenciária.
Em seu artigo, Mantovaneli, traz uma análise das estratégias, estruturas e organizações que são estabelecidas de modo a viabilizar uma atuação adequada dos órgãos de Segurança Pública, a fim de enfrentar a criminalidade organizada, as ameaças ao Estado, as quais resultam em violência e morte no Brasil.
Conforme Diego Mantovaneli, o estudo identifica pontos de desalinhamentos a partir de revisão das principais legislações e aponta sugestões e ações necessárias para viabilizar o alinhamento estratégico. Para isso, fez uso da pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados encontrados, destacam-se a localização do posicionamento da IPEN, na estratégia nacional, e, a avaliação sobre o quanto a estrutura, e a organização dos serviços de inteligência e de segurança pública podem viabilizar o alcance da estratégia para a prevenção às ações de organizações criminosa
Revista
A Revista Brasileira de Execução Penal é um periódico técnico-científico do Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJSP), com circulação semestral e submissão em fluxo contínuo.
Na revista são publicados artigos, documentos inéditos, resenhas, entrevistas, relatos de experiência e descrição de boas práticas, que busquem relacionar a experiência profissional, o conhecimento produzido sobre a matéria e o cumprimento da legislação nacional.
Assim, os estudos e as entrevistas dialogam com as temáticas da inteligência penitenciária em simbiose com a execução penal, considerando seus distintos aspectos e destaca a implementação da Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dipen) do Depen, no ano de 2019, como mecanismo fundamental para prospectar e difundir conhecimentos na área da inteligência penitenciária e, em especial, para propiciar prevenção e redução de violência dentro e fora do sistema penitenciário brasileiro.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Deputado Warton Lacerda é alvo de ação do MP por suposto uso eleitoral de cestas básicas em Altos (PI)
-
Piauí Governo do Piauí contrata consultor por R$ 228 mil sem licitação para projeto de segurança hídrica
-
Política TCE aponta rombo de R$ 3,19 milhões na previdência de Sebastião Barros (PI)
-
Justiça Governador do Maranhão confirma prisão de prefeito e autor confesso pela morte do soldado Geidson
-
Segurança Pública Acusado de tentar afogar filhotes de cães no mar é preso em Parnaíba
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de Castelo do Piauí tem contas reprovadas e é multado por irregularidades em licitação de kits pedagógicos
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Política Prefeitura de Santa Filomena compra medicamentos irregulares e é multada pelo TCE-PI
-
Segurança Pública Corregedor-geral adjunto da Polícia Militar do Piauí é denunciado por importunação sexual pelo Ministério Público
-
Segurança Pública Caçada a assassino de delegado entra no segundo dia em área de matagal em Timon (MA)