Regina Sousa toma posse como governadora do estado do Piauí

Wellington Dias (PT) deixa o cargo após dois mandatos consecutivos - e quatro ao todo como governador - e deve concorrer ao Senado nas eleições de 2022

Na manhã desta quinta-feira (31/03), Wellington Dias (PT) renunciou ao cargo e Regina Sousa (PT) assumiu a posse como governadora do estado do Piauí. Em solenidade na Assembleia Legislativa (Alepi), os parlamentares receberam a carta de renúncia de Dias e fizeram a leitura do termo de posse, garantindo que Regina Sousa assuma o comando do executivo estadual.

Foto: Lucas Marreiros/g1Wellington Dias (PT) renuncia ao cargo e Regina Sousa (PT) toma posse como governadora do Piauí
Wellington Dias (PT) renuncia ao cargo e Regina Sousa (PT) toma posse como governadora do Piauí

Wellington Dias (PT) deixa o cargo após dois mandatos consecutivos - e quatro ao todo como governador - e deve concorrer ao Senado nas eleições de 2022. Em seu discurso de despedida, o ex-governador agradeceu ao povo piauiense e, especialmente, aos servidores estaduais, lideranças e políticos que fizeram parte de sua gestão, incluindo a oposição.

"Não compartilham do nosso projeto, mas contribuem para o bom trabalho e crescimento. Estarei à disposição para os novos desafios", declarou.

Sobre Regina Sousa, Dias pediu o apoio dos piauienses, de todos os poderes e dos setores público e privado. Regina Sousa destacou que o foco de sua gestão, que ela declarou como um comando de "continuidade, e não um novo governo", será de combate à pobreza.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíWellington Dias (PT) e Regina Sousa (PT)
Wellington Dias (PT) e Regina Sousa (PT)

Quem é Regina Sousa

Maria Regina Sousa, 71 anos, se torna a primeira mulher a assumir o cargo efetivamente. Formada em Letras, com habilitação em língua portuguesa e francesa, pela Universidade Federal do Piauí, exerceu também a carreira bancária. 

Com a posse, Regina se tornará uma das três mulheres a governar um estado do país neste ano. Além do Piauí, no Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra (PT) foi eleita nas últimas eleições.

Nascida em União, a governadora do Piauí é filha de um trabalhador rural, Raimundo Sousa Miranda, e da dona de casa Maria da Conceição Silva Miranda, da cidade de União, a 52 km de Teresina. Tem 13 irmãos. Aos 10 anos, ajudava os pais plantando e colhendo feijão, milho e fava.

Como bancária, iniciou a carreira em 1983, quando passou a atuar mais ativamente nas questões sindicais, época em que conheceu e passou a atuar ao lado de Wellington Dias, também bancário de carreira.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíRegina Sousa (PT)
Regina Sousa (PT)

Sempre ao lado de Wellington, tornou-se presidenta do PT, o qual presidiu por seis mandatos alternados, e coordenou campanhas eleitorais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Wellington Dias.

Foi ainda secretária de administração exercendo o cargo nos dois primeiros mandatos de Wellington, entre 2003 e 2010. Em 2018, foi eleita vice-governadora do Estado do Piauí ao lado de Wellington Dias

Expectativa

Regina Sousa falou sobre as expectativas com relação ao seu papel à frente do executivo estadual, já que será a primeira governadora do Piauí de forma efetiva. O Piauí já teve uma vice-governadora, Margarete Coelho, mas que só assumiu o governo de forma interina.

“Eu me sinto feliz. Será um desafio e tanto, não apenas por ser mulher. Para qualquer um, seja homem ou mulher, assumir um Estado, uma cidade, um país, cuidar da vida do povo, é muita responsabilidade. Estou preparada, pensando em coisas que eu possa desenvolver e que tenham a ver com meu jeito, com minhas metas, com minhas causas”, disse Regina.

Sousa coordena o PRO Piauí Social e disse que vai priorizar os cuidados da população vulnerável. “Eu quero cuidar das pessoas que estão precisando, que são invisíveis e isso, geralmente, não gera notícias, as pessoas não veem. Mas, eu considero que a grande obra da minha vida é trabalhar com essas pessoas, que é tudo que tenho feito até hoje”, pontuou.

Fonte: JTNEWS com informações do G1

Comentários