Regina Sousa é homenageada na Festa da Beleza Negra em Teresina (PI)

Regina Sousa foi uma das 20 personalidades homenageadas por ser influente na cultura negra no estado

Na noite dessa sexta-feira (19/11), a governadora em exercício Regina Sousa participou da 35ª edição da Festa da Beleza Negra no Piauí, no Memorial Esperança Garcia, zona Centro-Sul de Teresina.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíRegina Sousa é homenageada na Festa da Beleza Negra
Regina Sousa é homenageada na Festa da Beleza Negra

Regina Sousa foi uma das 20 personalidades homenageadas por ser influente na cultura negra no estado. O momento festivo contou com shows, apresentações de teatro, declamação de poesias, atividades religiosas e também marcou os 30 anos do Grupo Afrocultural Coisa de Nego.

A tradicional Festa da Beleza Negra acontece apenas uma vez por ano, sempre no mês de novembro em alusão também ao Dia da Consciência Negra, comemorado hoje (20). Em detrimento da pandemia Covid-19, em 2020 não houve o evento e o momento foi de reencontro da comunidade negra piauiense, seguindo os protocolos sanitários.

A coordenadora do Grupo Coisa de Nego, Assunção Aguiar, destacou a luta nesses 30 anos por uma sociedade mais justa, sem preconceito e onde o negros também seja protagonistas. “Por isso também aproveitamos para homenagear aquelas pessoas que fazem parte dessa luta, como a Regina Sousa, primeira vice-governadora e governadora em exercício negra do Piauí, que sempre abraçou a nossa causa e faz parte da nossa história”, disse.

“Todo anos estamos aqui celebrando, mas também protestando contra o racismo exacerbado que esse país está exibindo agora sem nenhum pudor. A luta fica cada vez mais difícil, por que a elite brasileira se acostumou a escravizar as pessoas e nós temos que lutar contra isso. O Coisa de Nego completando 30 anos é símbolo de luta e também de resistência. Vamos resistir e celebrar sempre”, frisou Regina.

Fonte: JTNEWS

Comentários