Reforma em Presídio do litoral leva Conselho Penitenciário a revogar pedido de interdição
"A Secretaria da Justiça está fazendo reformas na unidade e aconteceram melhorias nas celas, nas instalações hidráulicas, e as condições melhoraram", explica o relator da Inspeção, Rômulo PlácidoAs reformas feitas pela Secretaria de Justiça na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, no litoral do Estado em Parnaíba, foram avaliadas satisfatoriamente pelo Conselho Penitenciário do Estado do Piauí (CPEPI), que, em seu último relatório de inspeção complementar, decidiu, por unanimidade, revogar o pedido de interdição do estabelecimento, feito pelo próprio órgão em fevereiro do ano em curso.
Para o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, a constatação reflete o trabalho que a gestão tem feito para transformar a realidade da unidade e das rotinas carcerárias do Sistema Prisional piauiense.
“Estamos evoluindo, é claro que ainda não é o ideal, mas estamos buscando mudar a situação dessa penitenciária de Parnaíba. Atualmente, cerca de 50 presos trabalham, diariamente, na reforma das estruturas da unidade. A Unidade Prisional, hoje, também está com novos protocolos de segurança e disciplinar, que vão desde o acesso à unidade aos procedimentos nos corredores”, pontuou o gestor estadual.
O relator do Conselho Penitenciário, José Rômulo Plácido, representante da Defensoria Pública da União no CPEPI, cita que as condições no Estabelecimento Penal melhoraram o funcionamento das atividades prisionais.
“Quando a gente fez a inspeção em fevereiro, constatamos condições de calamidade. No entanto, a Secretaria da Justiça está fazendo reformas na Unidade e aconteceram melhorias nas celas, nas instalações hidráulicas, e as condições melhoraram, equiparando-se aos outros presídios do Sistema Prisional do Estado”, disse o conselheiro.
Até o momento já foram reformadas duas alas da penitenciária. Os presos que trabalham na reforma possuem a garantia, conforme a Lei de Execução Penal, que a cada três dias trabalhados, um dia é remido de sua pena.
O relatório será enviado à Procuradoria Geral do Estado para serem juntados aos autos de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal que pedia a interdição da penitenciária.
Fonte: JTNews com informações da ASCOM SEJUS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Lula sobre Trump e tarifaço dos EUA: “Vamos fazer um bom acordo”
-
Política
Compra de livros de R$ 4,9 milhões em Miguel Alves (PI) apresenta irregularidades e gera multas a gestores
-
Geral
Jovem de 21 anos morre após colidir moto em árvore na cidade de Piripiri
-
Geral
TCE-PI suspende obra da SEAGRO em Ribeira do Piauí por suspeita de sobrepreço e duplicidade de contratos
-
Segurança Pública
Homem encontrado em cova rasa no Morro do Cambota foi executado em sessão do Tribunal do Crime, aponta DHPP
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Filha do desembargador José James recebeu casa de R$ 2 milhões em esquema de venda de sentenças
-
Justiça
Advogados e ex-assessora do Governo são presos por envolvimento em dossiê falso contra magistrados no Piauí
-
Geral
“Minha atuação foi técnica e independente”, afirma advogada Ívilla Araújo após declarações de Sílvio Mendes
-
Geral
Polícia vai investigar suspeita de maus-tratos após morte de vaca em acidente na zona norte de Teresina
-
Geral
Funcionário da Prefeitura de Colônia do Gurguéia é morto com três tiros na cabeça