Receita simplifica despacho de produtos para combater Covid-19

Medida agiliza despacho aduaneiro de mercadorias importadas

O Diário Oficial da União de hoje (18) publica a Instrução Normativa nº 1.927 que simplifica e agiliza o despacho aduaneiro de mercadorias importadas destinadas ao combate de Covid-19, informou a Receita Federal.

Foto: Reprodução: Facebook/FioCruzSegundo a Receita Federal, medida visa a manter um fluxo rápido de abastecimento de mercadorias e matérias-primas destinadas ao combate da pandemia
Segundo a Receita Federal, medida visa a manter um fluxo rápido de abastecimento de mercadorias e matérias-primas destinadas ao combate da pandemia

"A medida, que já havia sido anunciada, visa a manter um fluxo rápido de abastecimento de bens, mercadorias e matérias-primas destinadas ao combate da pandemia, como também evitar gargalos nos recintos aduaneiros ao agilizar a entrega das cargas”, diz a Receita.

Outra alteração promovida pela instrução normativa é a inclusão das importações promovidas por importadores certificados na modalidade Operador Econômico Autorizado (OEA) num rito mais simplificado de importação.

“Esta medida visa a mitigar os efeitos de eventual sobrecarga logística, ao possibilitar maior celeridade às operações aduaneiras de operadores confiáveis, notadamente grandes importadores”.

A lista dos produtos de uso médico-hospitalar que terão despacho simplificado pode ser conferida na instrução normativa.

Fonte: Agência Brasil

Comentários