Receita Federal amplia serviços em 14 municípios do interior do Piauí

Os atendimentos serão prestados por servidores das prefeituras, que foram treinados para utilizar os sistemas da Receita Federal

Na manhã desta sexta-feira (05/11), a Receita Federal realizou a solenidade de Assinatura do Termo de Cooperação Técnica com 14 munícipios do Piauí para a instalação do Ponto de Atendimento Virtual (PAV).

Foto: Laís Vitória/JTNEWSOs prefeitos dos municípios de Altos, Cristino Castro, Itainópolis, São João do Piauí, Simplício Mendes e Valença estiveram presentes
Os prefeitos dos municípios de Altos, Cristino Castro, Itainópolis, São João do Piauí, Simplício Mendes e Valença estiveram presentes

O evento foi realizado no auditório do Ministério da Economia no Piauí e os prefeitos dos municípios de Altos, Cristino Castro, Itainópolis, São João do Piauí, Simplício Mendes e Valença, estiveram presentes. 

Conforme o delegado da Receita Federal do Brasil em Teresina, André Santos, o objetivo com o termo é evitar que o contribuinte tenha que fazer grandes deslocamentos para ter acesso aos serviços.

"Com a instalação do PAV [Ponto de Atendimento Virtual], o contribuinte pode se dirigir à própria sede do município, onde ele va encontrar dois servidores municipais que foram treinados pela Receita Federal e vão poder prestar esse atendimento para esse contribuinte na localidade que ele reside e até mesmo, o PAV, pode atender um município vizinho, que não disponha do sistema, mas o cidadão do município vizinho pode se deslocar até onde há um PAV instalado, que ele será atendido da mesma forma", destacou.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSDelegado da Receita Federal do Brasil em Teresina, André Santos
Delegado da Receita Federal do Brasil em Teresina, André Santos

Os atendimentos serão prestados por servidores das prefeituras, que foram treinados para utilizar os sistemas da Receita Federal. Entre os serviços que passarão a ser ofertados nos municípios, estão consulta a CPF e CNPJ, serviços relacionados aos microempreendedores individuais (MEI), emissão de DARF para pagamento, entre outros. 

Para o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), e atual prefeito de Francinópolis, Paulo César Morais, a Receita Federal dá um passo importante quando interioriza seus serviços e chega com mais facilidade até o cidadão.

"Atualmente quando qualquer cidadão no município precisa resolver uma questão relacionada a CPF, CNPJ, tem que se deslocar para Teresina ou pra Picos, para grandes centros que já possui a Receita Federal. Aqui ele vai descentralizar, vai interiorizar ainda mais a Receita, esse municípios que firmam hoje esse convenio vai possibilitar a implantação desse PAV e lá serão resolvidas essas questões relacionadas a Receita Federal e não vai mais precisar se deslocar tanto. Foram escolhidos os municípios estrategicamente, para possibilitar o menos deslocamento da população e assim, trazer cidadania para a população", pontuou.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSPresidente da APPM, Paulo César Morais
Presidente da APPM, Paulo César Morais

No ato da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica, cada prefeitura recebeu um computador doado pela Receita Federal.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSPrefeitos recebem computador doado pela Receita Federal
Prefeitos recebem computador doado pela Receita Federal

O prefeito Marcelo Costa, ressaltou a importância do novo sistema para a cidade de Valença (PI).

"Esse novo serviço da Receita Federal vai contribuir muito, para o muncípio de Valença é de uma grande importância, pois nós vamos evitar gastos com viagens, certamente as pessoas irão ganhar mais tempo e economizar dinheiro, então é de grande valia a instalação do PAV em nosso município", afirmou.

Foto: Divulgação/APPMPrefeito de Valença, Marcelo Costa ao lado do auditor fiscal, André Santos
Prefeito de Valença, Marcelo Costa ao lado do auditor fiscal, André Santos

Lista dos municípios que receberão o Ponto de Atendimento Virtual:

- Água Branca

- Altos

- Barras

- Canto do Buriti

- Castelo do Piauí 

- Corrente

- Cristino Castro

- Francinópolis

- Itainópolis

- Pio IX

- Piracuruca 

- São João do Piauí 

- Simplício Mendes 

- Valença

Fonte: JTNEWS

Comentários