Motim controlado no Centro Educacional Masculino em Teresina; policial militar foi ferido a pedrada
Dia dos pais transforma-se em "dia de sufoco" no CEM de Teresina, mas, intervenção da Rone e Bombeiros soluciona conflitoPoliciais Militares e Agentes Sócioedcucativos do CEM [em Teresina], estão noticiando em grupos de whatsapps que está acontecendo "Rebelião" no CEM neste momento.

Os profissionais de Segurança Pública estão pedindo socorro dos outros segmentos da Segurança, especialmente da própria Policia Militar do Piauí, pois alegam que o efetivo no CEM é muito aquém do necessário.

A Redação do JT News está tentando contato com o Capitão (PM), Luciano, da Secretaria de Assistência Social (SASC), mas até o momento não obteve resposta, com certeza deve estar no sufoco tentando normalizar a situação.
As celas dos Pavilhões B e D estão bastante deterioradas, pois atearam fogo nas portas das celas e em outros ambientes.
Tumulto no CEM acaba de ser controlado. PM foi ferido por pedrada de adolescente
[Atualização necessária]
Segundo informações de servidores da SASC [lotados no CEM], o princípio de Rebelião que havia começada cerca de 12 horas de hoje (11/08), acaba de ser controlado, por policiais militares e bombeiros.
Servidor da segurança do local foi tomado como refén, mas liberado após a intervenção da PM, por meio da RONE. Um policial militar que não teve seu nome revelado, foi ferido a pedrada e encontra-se internado em observação na urgência do HUT, o policial foi ferido com forte pedrada, em uma das pernas, por um dos adolescentes infratores.

Toda essa situação deixa mais uma reflexão acerca dessa situção de encarceramento dos adolescente. Primeiro, que os agentes de segurança sócioeducativos devem ser submetidos, com urgência, a cursos de formação nessa área de intervenção em ambiente de confinamento de adolescentes, bem como na área de gerenciamento de crises.
Segundo, que, há a necessidade urgente de que seja implmentada uma política de valorização dos profissionais encarregados desse melindroso setor do Estado. Isso passa necessariamente pela regularização da situação desses servisdores, bem como pela realização de concurso público, pois é uma área muito carente de pessoal efetivo.
![Zé Santana [da Sasc] está empenhado em realizar formação adequada na área sócioeducativa](/media/image_bank/2019/8/ze-santana-da-sasc-esta-empenhado-em-realizar-formacao-ade.jpg)
O Secretário e deputado estadual Zé Santana, recentemente tratou dessa questão da formação com a Academia de Formação Penitenciária do Estadio do Piauí (ACADEPEN/PI), órgão da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Justiça, que, por sua vez está elaborando Propjeto Pedagógico visando apresentar para o Secretário Zé Santana e o Secretária da Justiça, Carlos Edilson, co m o objetivo de que seja formulado um convênio de cooperaçãoo patra a realização dos treinamentos necessários.
Ao término do que, conforme os operadores da área, como o capitão Luciano [da Sasc], concluiu ter sido um motim e não rebelião, a Juíza, Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude compareceu ao local do conflito para averiguar in loco a realidade sobre o fato desagradável em pleno dia dos pais.
Fonte: JT News
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Justiça nega liberdade a acusados de assassinar jovem grávida na zona norte de Teresina
-
Segurança Pública Polícia deflagra operação e prende acusadas de espancar influencer em Teresina
-
Segurança Pública DRACO deflagra operação e cumpre 13 mandados contra o Bonde dos 40 em Teresina
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Segurança Pública Homem invade restaurante e mata adolescente na frente do namorado em Floriano
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Geral Michelle Bolsonaro processa piauiense após ser chamada de “ex-garota de programa”
-
Política Ex-prefeito de Amarante é multado por falta de transparência em licitações