Motim controlado no Centro Educacional Masculino em Teresina; policial militar foi ferido a pedrada
Dia dos pais transforma-se em "dia de sufoco" no CEM de Teresina, mas, intervenção da Rone e Bombeiros soluciona conflitoPoliciais Militares e Agentes Sócioedcucativos do CEM [em Teresina], estão noticiando em grupos de whatsapps que está acontecendo "Rebelião" no CEM neste momento.

Os profissionais de Segurança Pública estão pedindo socorro dos outros segmentos da Segurança, especialmente da própria Policia Militar do Piauí, pois alegam que o efetivo no CEM é muito aquém do necessário.

A Redação do JT News está tentando contato com o Capitão (PM), Luciano, da Secretaria de Assistência Social (SASC), mas até o momento não obteve resposta, com certeza deve estar no sufoco tentando normalizar a situação.
As celas dos Pavilhões B e D estão bastante deterioradas, pois atearam fogo nas portas das celas e em outros ambientes.
Tumulto no CEM acaba de ser controlado. PM foi ferido por pedrada de adolescente
[Atualização necessária]
Segundo informações de servidores da SASC [lotados no CEM], o princípio de Rebelião que havia começada cerca de 12 horas de hoje (11/08), acaba de ser controlado, por policiais militares e bombeiros.
Servidor da segurança do local foi tomado como refén, mas liberado após a intervenção da PM, por meio da RONE. Um policial militar que não teve seu nome revelado, foi ferido a pedrada e encontra-se internado em observação na urgência do HUT, o policial foi ferido com forte pedrada, em uma das pernas, por um dos adolescentes infratores.

Toda essa situação deixa mais uma reflexão acerca dessa situção de encarceramento dos adolescente. Primeiro, que os agentes de segurança sócioeducativos devem ser submetidos, com urgência, a cursos de formação nessa área de intervenção em ambiente de confinamento de adolescentes, bem como na área de gerenciamento de crises.
Segundo, que, há a necessidade urgente de que seja implmentada uma política de valorização dos profissionais encarregados desse melindroso setor do Estado. Isso passa necessariamente pela regularização da situação desses servisdores, bem como pela realização de concurso público, pois é uma área muito carente de pessoal efetivo.
![Zé Santana [da Sasc] está empenhado em realizar formação adequada na área sócioeducativa](/media/image_bank/2019/8/ze-santana-da-sasc-esta-empenhado-em-realizar-formacao-ade.jpg)
O Secretário e deputado estadual Zé Santana, recentemente tratou dessa questão da formação com a Academia de Formação Penitenciária do Estadio do Piauí (ACADEPEN/PI), órgão da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Justiça, que, por sua vez está elaborando Propjeto Pedagógico visando apresentar para o Secretário Zé Santana e o Secretária da Justiça, Carlos Edilson, co m o objetivo de que seja formulado um convênio de cooperaçãoo patra a realização dos treinamentos necessários.
Ao término do que, conforme os operadores da área, como o capitão Luciano [da Sasc], concluiu ter sido um motim e não rebelião, a Juíza, Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude compareceu ao local do conflito para averiguar in loco a realidade sobre o fato desagradável em pleno dia dos pais.
Fonte: JT News
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina