Realizado em Teresina nessa sexta-feira Seminário de Planejamento Pedagógico com Policiais Penais

Durante o evento, a ACADEPEN/PI apresentou os cursos autorizados pela Secretaria da Justiça e pelo DEPEN a serem executados neste semestre, bem como discutiu as prioridades para todo o ano de 2020

O Seminário de Planejamento Pedagógico cumpre diretrizes estabelecidas na legislação pertinente à formação dos Policiais Penais do Estado [em especial na Lei 7.041/17 e no Refimento Interno da ACDEPEN/PI], bem como aos demais servidores prisionais, e tem como objetivo principal organizar o calendário de cursos a ser implementados e traçar todas as metas a ser alcançadas durante o ano de exercício, no âmbito da formação.

Devendo ser cumprida a matriz curricular da Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN/DEPEN) para os cursos cujos recursos sejam oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN), assim como a grade curricular estabelecida pela Academia de Formação dos Policiais Penais do Estado (ACADEPEN/PI), órgão da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí.

O evento foi aberto pelo secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson Rodrigues Barbosa, que falou acerca dos diversos cursos realizados pela Acadepen/PI, destacando a referência que se tornou a Academia/Escola de Formação Penitenciária do Piauí, não somente em cursos operacionais, mas em esecialização em gestão prisional em parceria com a Universidade Estadual do Piaiuí.

O diretor da Academia de Formação Penitenciária [que agora após a aprovação da Emenda Constitucional Nº 104/2019 que instituiu a Polícia Penal no Capítulo da Segurança Pública], deve denominar-se de Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (ACADEPEN/PI), apresentou relatório de realização de dezenas de cursos nesses últimos anos de administração do governador Wellington Dias.

Foto: ascom/sejusCarlos Edilson, secretário da Justiça, fala sobre avanços no formação dos Policiais Penais
Carlos Edilson, secretário da Justiça, ladeado por Vinícius e Jacinto Teles, destaca avanços na formação dos Policiais Penais

Foram 40 cursos entre eles o Básico de Armamento e Tiro, Inteligência Penitenciária, Escolta de Alto Risco, Negociador Penitenciário, Patrulha Prisional, Serviços Penais, Rastreador de Fugitivo em Área de Mata, Canais de Comunicação Verbal e Não Verbal e na área de Direitos Humanos e Gestão Prisional.

A direção da Instituição de Ensino destacou que a grade curricular hoje executada na Acadepen/PI tem por objetivo compatibilizar a formação nos diversos eixos de atuação do Sistema Prisional, ou seja, tanto na parte operacional voltada à Segurança Pública Prisional como na parte humanística voltada à defesa da cidadania.

As ações de formação inicial e continuada beneficiaram mais de 600 Policiais Penais [dos 850 existentes na ativa] da Capital, Interior e Litoral, inclusive foram atendidas demandas de dezenas de outros profissionais da Segurança Pública pertencentes às  instituições coirmãs.

Os cursos anunciados com calendários já autorizados são: de Combate Velado, de Armas Longas (calibre 12), Pistola .40, Tonfa (Bastão PR24), Comunicação Intra e Extra Institucional, destaca-se que em todos esses cursos operacionais serão aplicadas disciplinas de Direitos Humanos e de Execução Penal.

Foi anunciado ainda dentro do calendário de atividades pedagógicas para este semestre, com previsão de começar as aulas no início de março próximo, o Curso de Formação Inicial para 75 alunos do último concurso realizado pela SEJUSPI, cuja autorização já havia sido anunciada pelo governdor Wellington Dias e o secretário da Justiça, Carlos Edilson.

Dentro da programação foi proferida importante palestra do Professor-Doutor, Damião Cosme da Rocha, que é coordenador do Centro de Formação Superior Antonino Freire do Piauí (CEFAF), órgão que atualmente é vinculado à UESPI e integrado com todas as Escolas de Governo do Estado.

O professor Damião discorreu acerca da Importância do Planejamento Pedagógico para a Formação Continuada dos Policiais Penais do Estado. O educador deixou bastante claro que "não há falar em execução de políticas públicas educacionais eficazes se não houver planejamento pedagógico adequado pela instituição responsável", declarou Damião Cosme.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsProfessor Damião mostra sua expertise no Planejamento Pedagógico
Professor Damião mostra sua expertise no Planejamento Pedagógico durante evento na ACADEPEN/PI

Diversos Policiais Penais, inclusive boa parte da área de formação, participaram efetivamente das discussões e apresentaram várias propostas de realização de cursos que trarão grande aperfeiçoamento aos profissionais da Segurança Pública e Prisional, melhorando as ações no combate ao crime organizado a partir do interior das prisões, mas implementando boas práticas nas alternativas penais com vistas à humanização das pessoas privadas de liberdade.

As propostas apresentadas durante o Seminário e aprovadas pela direção da ACADEPEN/PI farão parte do Relatório final do evento e grande parte será transformada em projetos pedagógicos e ao final apresentados ao secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson e à diretora do CEFAF, Lucile Moura, visando a análise orçamentária e financeira para posterior aprovação.

Já as que forem direcionadas ao Departamento Penitenciário Nacional, a exemplo do Curso de Formação de Instrutores de Tiro a ser ministrado por Policiais Penais Federais do DEPEN, este será encaminhado em forma de Projeto Pedagógico com Plano Educaional à Diretoria de Políticas Penitenciárias do DEPEN pelo secretário da Justiça e o diretor da ACADEPEN/PI.

O diretor da Academia de Formação, Jacinto Teles Coutinho fez uma exposição  sobre as Diretrizes para a Formação dos Poiliciais Penais à Luz dos Objetivos da Execução Penal e da Nova Ordem Constitucional tendo a Polícia Penal como parâmetro na atuação profissional.

Fonte: JTNews

Comentários