Rafael Fonteles sanciona lei que institui o Programa Estadual de Saúde Vocal para professores
O regramento garante a reabilitação dos profissionais em caso de alterações na voz decorrentes do uso demasiado na sala de aula.O governador Rafael Fonteles sancionou a lei que institui o Programa Estadual de Saúde Vocal, voltado aos professores da rede pública de ensino. Datada de 25 de fevereiro de 2025, a lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa sexta-feira (14).

O regramento estabelece uma série de cuidados voltados aos profissionais do ensino, que usam demasiadamente o recurso vocal nas salas de aula. Prevê, entre outras coisas, um programa de prevenção, estabelecendo a exigência de exames quando da admissão do professor para identificar indícios de alterações vocais ou patologias laríngeas.
A lei prevê também a criação de um programa de capacitação, a ser realizado semestralmente, por meio de treinamentos teóricos e práticos. O ministrante deve ser um fonoaudiólogo com experiência comprovada na área de voz, objetivando orientar e habilitar os professores quanto à importância dos princípios da saúde vocal e o uso adequado da voz profissional.
Fica estabelecido ainda na lei, a criação de um programa de proteção voltado para a adequação do processo de trabalho, que envolve o desenvolvimento de tecnologias para auxiliar o ensino e a aprendizagem, reduzindo o esforço vocal.
A lei contempla também um programa de recuperação, que garante atendimento fonoaudiológico para reabilitação dos profissionais acometidos por desordens vocais e/ou laríngeas, devendo ser avaliada a necessidade da permanência do professor em sala de aula, ou a necessidade de reduzir ou afastá-lo de suas funções, temporária ou definitivamente, para outras funções que não exijam o uso por tempo prolongado da voz.
O Programa Estadual de Saúde Vocal terá caráter, fundamentalmente, preventivo. Quando detectada alguma alteração vocal e/ou laríngea, será garantido ao professor o pleno acesso aos tratamentos fonoaudiológico e médico necessários.
As secretarias da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesapi), ficam na responsabilidade de formular diretrizes para viabilizar a plena execução do Programa Estadual de Saúde Vocal.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina