Rafael Fonteles recebe embaixador do Japão no Brasil e fortalece a parceria entre os países

A aproximação entre o Piauí e o Japão não apenas fortalece os laços econômicos, mas também ressalta o comprometimento mútuo com o desenvolvimento educacional e a busca por soluções inovadoras

Na tarde da última segunda-feira (29), o Palácio de Karnak, sede do governo do Piauí, testemunhou um encontro diplomático de grande relevância para o estado brasileiro. O governador Rafael Fonteles recebeu uma comitiva da Embaixada do Japão no Brasil, liderada por Teiji Hayashi, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil. O propósito da reunião foi o fortalecimento dos laços já existentes entre o Piauí e o país asiático.

Foto: Divulgação / Governo EstadualRafael Fonteles recebe Embaixador do Japão no Piauí
Rafael Fonteles recebe embaixador do Japão no Piauí

A coletiva de imprensa que sucedeu o encontro contou com a participação do governador Rafael Fonteles e do embaixador Hayashi. Durante as discussões, Hayashi enfatizou a importância do Brasil como parceiro estratégico para o Japão e destacou o papel significativo que o Piauí desempenha nesse cenário. "Temos importantes parcerias com empresas de fibra óptica, tecnologia e demais áreas. Também temos empresas em operação no agronegócio. Nosso desafio agora é expandir esses laços econômicos", afirmou o embaixador.

O governador Rafael Fonteles complementou, destacando a parceria educacional de longa data entre o Japão e o Piauí. Ele informou que, ao longo de duas décadas, o governo japonês financiou bolsas de estudo para brasileiros que desejam realizar graduação ou pós-graduação no Japão. "O Piauí foi o estado que mais enviou estudantes para o Japão, totalizando 150 ao longo desses anos. Essa relação antiga será aprofundada, e recebemos apoio para enviar mais estudantes", revelou o governador.

Foto: Divulgação / Governo EstadualRafael Fonteles recebe embaixador do Japão no Piauí
Rafael Fonteles recebe embaixador do Japão no Piauí

A reunião entre as autoridades brasileiras e a comitiva japonesa ocorreu dois meses após a missão oficial de Rafael Fonteles no Japão, realizada em novembro do ano anterior. Durante essa visita, o Piauí celebrou três memorandos de entendimento nas áreas de energia eólica no mar, grãos e energias renováveis, com foco especial em hidrogênio verde. Esses acordos destacam a busca conjunta por soluções sustentáveis e inovadoras nas áreas-chave para ambos os territórios.

A aproximação entre o Piauí e o Japão não apenas fortalece os laços econômicos, mas também ressalta o comprometimento mútuo com o desenvolvimento educacional e a busca por soluções inovadoras e sustentáveis. O encontro diplomático evidencia a importância do diálogo internacional na construção de parcerias sólidas entre nações.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários