Queima de fogos prejudica saúde dos pets; saiba como protegê-los

A alteração no comportamento dos bichinhos acontece porque eles têm a audição aguçada e sensível

Você tem animais de estimação em casa ou gosta dos pets e quer ajudar a proteger os bichinhos do barulho dos fogos na virada do ano? Fique atento às dicas que podem ajudar a prevenir acidentes.

Foto: JTNEWSOs bichinhos possuem audição aguçada e sensível
Os bichinhos possuem audição aguçada e sensível

Os fogos não assustam apenas os animais. O som também prejudica os idosos, as crianças e os autistas. No caso dos bichos, no entanto, são comuns histórias de animais, principalmente, cães, que se machucam, fogem de casa e até morrem porque se assustam em função do medo provocado pelos fogos nesta época do ano.

A alteração no comportamento dos bichinhos acontece porque eles têm a audição aguçada e sensível. 

Alerta 

Em caso de estampidos elevados, o cão pode se assustar e morrer do coração, se enforcar nas correntes, tentar passar por grades, fugir, se perder e ser atropelado. Os cachorros e os gatos têm taquicardia, salivação, tremores, medo de morrer e escondem-se em locais minúsculos, fogem para nunca mais serem encontrados e pode provocar acidentes nas vias públicas

Foto: JTNEWSFogos de Artifício: uma fobia comum entre os cães, mas que representa muito perigo
Fogos de Artifício: uma fobia comum entre os cães, mas que representa muito perigo

Como proteger os animais dos fogos de artifício:

Nesta sexta-feira (31/12), coloque todos os animais dentro de casa, inclusive os que ficam em canis. Não esqueça de soltar os cães da corrente.

- Evite colocar muitos animais no mesmo ambiente, eles podem brigar ou até se matarem na hora do desespero.

- Não deixe o animal sozinho. Quem mora numa casa deve ficar atento aos portões e muros, pois a tendência é que o animal tente fugir para longe do barulho. No caso dos apartamentos, a atenção deve ser direcionada para a varanda e janelas, onde há risco de queda na tentativa de fuga.

- Coloque chumaços de algodão grandes nas orelhas do animal. Isso pode ajudá-los a ouvirem menos o barulho dos fogos.

- Jamais medique seu pet. Apenas um veterinário pode fazer isso.

- Animais de porte grande, se possível, devem ser levados para dentro de casa e mantidos sem correntes ou coleiras. No desespero em fugir do barulho que, para eles, é ensurdecedor, muitos podem se ferir.

- Mantenha a calma. O comportamento alterado pode gerar tensão para o animal. Pegar o animal no colo e tentar acalmá-lo pode, inclusive, intensificar o medo.

- Não dê muitos alimentos neste dia, pois o medo pode gerar torção gástrica, que pode matar.

- Escolha um cômodo que possa servir de abrigo para o bicho e que tenha pouca interferência de barulho externo. É bom ligar a TV ou o rádio para amenizar o som dos fogos.

- No caso dos gatos, a dica é deixar armários com as portas abertas para que eles possam se esconder. Cães costumam ficar embaixo de camas ou móveis que lhes garantam segurança.

- Não tente tirá-los do local escolhido: permita que eles encontrem um local onde se sintam protegidos (embaixo da cama, dentro do armário, no meio das almofadas do sofá, dentro do box do banheiro, etc).

- Cubra gaiolas de pássaros com um cobertor grosso: eles também ficam apavorados com o barulho (lembrando que lugar de passarinho é na natureza, jamais em uma gaiola).

- Mantenha seu pet com medalhinha de identificação.

Fonte: JTNEWS com informações da SOAMA

Comentários