PSD e MDB fazem filiações cruzadas de parlamentares em Teresina (PI)

Os partidos aderiram a federação partidária e acordaram dividir as candidaturas da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa

Nesta segunda-feira (07/08), os partidos políticos piauienses iniciaram as filiações, aproveitando a janela partidária para eleições gerais, que ocorrem no mês de outubro.

Foto: Jonas CarvalhoSenador Marcelo Castro (MDB-PI) comandou as filiações do partido em Teresina
Senador Marcelo Castro (MDB-PI) comandou as filiações do partido em Teresina

O PSD foi o primeiro partido, com representação nas casas legislativas, a receber parlamentares de outras siglas e logo em seguida foi a vez do MDB receber novos membros. Os eventos concomitantes foi proposital, já que os dois partidos devem acordar a federação partidária, um modelo de união entre partidos, validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que já começa a valer neste ano.

No acordo para estas eleições, os candidatos simpatizantes dos dois partidos devem escolher a filiação de acordo com o cargo almejado. À Câmara Federal serão filiados ao PSD e à Assembleia Legislativa ao MDB.

Durante o evento do PSD, o presidente estadual do MDB, senador Marcelo Castro, comemorou o entendimento junto ao PSD com a concretização da federação entre as legendas. Para Castro, o acordo fortalece a democracia e a força das legendas no estado.

"Um partido que defende e trabalha pelo fortalecimento da democracia, pelas causas sociais, pela redução das desigualdades, pela melhoria da saúde, educação, segurança e infraestrutura, por mais emprego, renda e desenvolvimento", disse.

Se filiaram ao MDB, os deputados estaduais Dr. Hélio, Georgiano Neto, Carlos Augusto e a secretária de Agronegócio e Empreendedorismo Rural, Simone Pereira, além de Tiago Vasconcelos, Amadeu Campos, Gutenberg Rocha, e Tererê. 

O deputado Dr. Hélio lembrou que o acordo proporcionará o fortalecimento dos dois partidos. "A partir de hoje [07/03] passo a fazer parte da família MDB - Movimento Democrático Brasileiro, reforçando esse movimento pelo desenvolvimento do Piauí. É com muita satisfação que chego a esta Casa ao lado de outros colegas deputados e que tem a frente o nosso presidente e senador Marcelo Castro", destacou.

Ao PSD, foram filiados os deputados federais Fábio Abreu (deixou o PL) e Marco Aurélio Sampaio (ex-MDB). Além deles, o diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) Castro Neto, filho do senador Marcelo Castro e o vice-prefeito de Campo Maior, Jordélio Pereira e o vice-prefeito de Conceição do Canindé, Edney Teixeira.

Fonte: JTNEWS

Comentários