Janela partidária: prazo legal para troca de partidos começa nesta quinta-feira (03)
O TSE decidiu em 2018 que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigenteA partir desta quinta-feira (03/03), será aberta a janela de migração partidária, com duração de 30 dias, até 1º de abril. Neste período, as deputadas e deputados federais ou estaduais que pretendem trocar de partido político antes das Eleições 2022 terão 30 dias para fazê-lo sem perder o mandato por infidelidade partidária.

A janela partidária faz parte do Calendário Eleitoral e está prevista na Lei dos Partidos Políticos (artigo 22-A da Lei 9.096/1995). A regra foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015), após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que firmou o entendimento segundo o qual o mandato obtido nas eleições proporcionais (deputados e vereadores) pertence à agremiação, e não aos candidatos eleitos.
A regra também está prevista na Emenda Constitucional nº 91/2016. O parlamentar que trocar de partido fora da janela partidária sem apresentar justa causa pode perder o mandato. São consideradas “justa causa” as seguintes situações: criação de uma nova sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.
O TSE decidiu em 2018 que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente, ou seja, vereadores só podem migrar de partido na janela destinada às eleições municipais, e deputados federais e estaduais naquela janela que ocorre seis meses antes das eleições gerais.
Fonte: JTNEWS com informações do TSE
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Polícia Civil apreende supermaconha e drogas sintéticas em Pedro II
-
Política Fachin, Barroso e Alexandre de Moraes infernizam o Brasil, diz Bolsonaro
-
Geral Acidente deixa duas pessoas mortas na cidade de Pedro II (PI)
-
Piauí Governadora Regina Sousa debate a produção orgânica do semiárido piauiense
-
Piauí Sine-PI oferta 109 vagas de emprego em Teresina nesta quinta-feira (19)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça EXCLUSIVO: Procurador-Geral da República diz ao STF que atividade de Policiais Penais é de caráter indelegável
-
Segurança Pública Comissão de Constituição transmite audiência pública que discute privatização de presídios
-
Geral Filha do jornalista Marcelo Rocha é esfaqueada e morre no HUT em Teresina
-
Economia André Mendonça atende governo e tira autonomia dos Estados sobre ICMS no diesel
-
Piauí Regina Sousa eleva para R$ 3 mil o teto da remuneração de servidores do Piauí