Projeto Rede Amiga da Polícia Militar do Piauí recebe prêmio 'Boas Práticas de Gestão'

Esta foi a terceira edição do concurso que tem por objetivo valorizar iniciativas que contribuam para a melhoria do serviço público.

Na última quinta-feira (6) aconteceu, no Palácio de Karnak, a entrega do prêmio Boas Práticas de Gestão, com o objetivo de valorizar práticas eficientes e memoráveis na administração pública estadual.

Concorrendo com outros 26 projetos, o vencedor do concurso é o programa “Rede Amiga: Conectados pela Segurança” da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), idealizado pelo tenente-coronel Edson Meneses, comandante do 6º Batalhão da PM. Segundo o coronel, ao assumir o comando do 6° Batalhão em janeiro de 2018, havia a necessidade de uma maior aproximação com a comunidade.

“Nós tivemos a ideia de fazer um grupo de Whatsapp, primeiramente no bairro Saci, e tratamos isso como uma espécie de piloto. E o resultado foi muito bom, então nós expandimos para todos os bairros da Zona Sul”, explica o coronel Meneses.

Foto: Instagram/ Wellington diasPremiação do projeto Boas Práticas de Gestão
Premiação do projeto Boas Práticas de Gestão

Os grupos são administrados pela polícia militar, através do coronel Meneses e pelas lideranças comunitárias. Em 2019, o projeto cresceu de tal forma que foi criado uma Central de Atendimento 24 horas, com uma pessoa responsável pelo monitoramento desses grupos em tempo integral.

De acordo com o idealizador da Rede Amiga, o número de homicídios na área de atuação do 6° BPM diminuiu consideravelmente depois da integração da comunidade. 

“No ano de 2018, nós tivemos cerca de 12 homicídios na nossa área. Em 2019 esse número diminuiu para 4, totalizando 231 dias sem homicídios. Hoje (9) nós completamos 109 dias sem homicídios na área”, afirma.

Durante a premiação o governador Wellington Dias parabenizou a participação de todos no prêmio e pontuou a importância de estender essas iniciativas para outras áreas. “São coisas boas que estão acontecendo, a premiação não deve ter sido fácil porque são excelentes projetos e eu parabenizo todos que trabalham para termos bons resultados no setor público”, alegou.

O secretário de Administração e Previdência do Estado do Piauí, Melano Solano também parabenizou aos três primeiros colocados do prêmio Boas Práticas de Gestão em suas redes sociais.

"Como é bom ver as boas práticas disseminadas pelos órgãos estaduais e poder reconhecer e valorizar o empenho dos nossos servidores em fazer do nosso estado um lugar melhor pra se viver. Parabéns aos ganhadores e a todos os participantes, que continuem trilhando auxiliando o Estado na prestação de melhores serviços à sociedade," escreveu.

Para ser adicionado nos grupos do Whatsapp do proje Rede Amiga referente ao seu bairro, o cidadão deve mandar uma mensagem para a Central de Atendimento do 6° Batalhão da PM, no número (86)988954731, informando o nome e o bairro onde mora. Lembrando que o projeto está em vigor somente na Zona Sul de Teresina. 

Fonte: JTNews

Comentários