Projeto da Sejus facilita acesso à leitura nas unidades prisionais do Piauí

De acordo com a diretora de Humanização da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Jurema Chaves, o intuito do projeto é promover o acesso à leitura e transformar realidades

A Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia, localizada em Teresina (PI), iniciou mais uma etapa do Projeto Leitura Livre, que tem objetivo de facilitar o acesso à educação e à leitura nas unidades prisionais. Por meio da equipe de Psicologia e Serviço Social da unidade penal, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus-PI) distribuiu livros da literatura brasileira aos internos.

Foto: Divulgação/Sejus-PIInternos da Casa de Custódia recebem livros de literatura brasileira
Internos da Casa de Custódia recebem livros de literatura brasileira

De acordo com a diretora de Humanização da Sejus, Jurema Chaves, o intuito do projeto é promover o acesso à leitura e transformar realidades. “O projeto, por meio da leitura, oportuniza o acesso ao conhecimento, cultura e desenvolve a capacidade crítica. Além de facilitar o acesso à educação nas unidades prisionais, o projeto possibilita a remição de pena por meio da leitura”, disse Chaves.

Ainda segundo a diretora, após a leitura, o reeducando produz um resumo que é avaliado por uma equipe de professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Esse resumo é corrigido e avaliado por professores da Seduc, uma grande parceria que temos. Ganhando essa aprovação, o reeducando ganha remição de um dia a cada 12h de estudo. O projeto está presente em 14 das 17 unidades penais do Estado. Este ano, estamos planejando a expansão para todas as unidades”, finaliza Jurema Chaves.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários