Programa Lagoas do Norte faz investimento de R$ 20 milhões e mantém ritmo de obras acelerado

Serão contempladas nessa etapa as lagoas da Piçarreira e Oleiros, que integram o sistema de captação natural da água da chuva

O Programa Lagoas do Norte, executado pela Prefeitura de Teresina, acelerou o ritmo das obras de drenagem que estavam em andamento antes da pandemia da COVID-19.

Foto: DivulgaçãoPrefeito Firmino Filho esteve na região verificando o andamento dos trabalho
Prefeito Firmino Filho e equipe do Programa Lagoas do Norte

Atualmente as equipes estão concentradas nas lagoas do Mazerine e São Joaquim, onde estão sendo investidos cerca de R$ 20 milhões. Na manhã dessa terça-feira (27), o prefeito Firmino Filho esteve na região verificando o andamento dos trabalhos.

“As obras ganham mais velocidade agora que as famílias ganharam uma moradia mais digna, tanto as que escolheram o residencial Parque Brasil, que já inauguramos, como as que optaram por indenização ou pela casa comprada pela Prefeitura. No residencial, construímos 1.022 unidades habitacionais para as pessoas que estavam em situação de risco, em área de alagamento”, diz o prefeito Firmino Filho.

Também serão contempladas nessa etapa as lagoas da Piçarreira e Oleiros, que integram o sistema de captação natural da água da chuva. Com essas obras, elas poderão se comunicar entre si, e a água poderá seguir seu curso natural.

“Quando as lagoas enchem, o sistema de bombeamento situado na avenida Boa Esperança trabalha para evitar que a água transborde, retirando o excedente e jogando no rio Parnaíba. É esse sistema completo que tem diminuído os níveis de enchentes e inundações. Com as obras que estão sendo realizadas, haverá melhoria significativa na drenagem, protegendo as pessoas”, ressalta Márcia Muniz, diretora geral do Lagoas do Norte.

Na lagoa do São Joaquim está sendo feito um trabalho de implementação da drenagem. Após essa fase, a região será dotada de equipamentos públicos como pavimentação, áreas para caminhada, passarelas, academia, iluminação e bancos.

Já na lagoa do Mazerine está sendo finalizada a parte de drenagem e a galeria está concluída. A quadra que já existia está sendo completamente reformada e será coberta. Também está prevista a a construção de quiosques, playground, bancos, espaço para caminhada e iluminação.

O próximo passo será levar a obra para a região do Inferninho, situada entre as lagoas da Piçarreira e São Joaquim, uma faixa de areia estreita com habitações em condições precárias.

Antes, as famílias que residiam nessa região tinham suas casas alagadas quando os níveis das lagoas subiam. Elas já foram contempladas com novas habitações e agora o Lagoas do Norte fará a drenagem e a urbanização do local.

Fonte: JTNEWS

Comentários