Procon, INMETRO e ANP fiscalizam postos de combustíveis em Teresina
As lojas de conveniência também passaram por observação; foram encontrados produtos fora do prazo de validade sendo comercializados que acabaram retirados pelos fiscaisO Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), finalizaram ontem (18), a operação “Tira Teima: Combustível Legal”.
O trabalho de fiscalização começou na última segunda-feira (16) e visa combater a comercialização irregular de combustíveis em postos de Teresina. A equipe de fiscais visitou 14 estabelecimentos em toda a cidade.
Dos postos fiscalizados, seis bombas de combustíveis foram interditadas. Também foram coletadas cinco amostras para análise.
Essa inspeção se fez necessária por apresentarem algum tipo de alteração no percentual de álcool (etanol) na composição da gasolina vendida.
Um posto estava irregular por rompimento de lacre do INMETRO. A escolha dos locais partiu dos registros de reclamações junto ao órgão de defesa do consumidor do Ministério Público do Piauí (MPPI).
As lojas de conveniência também passaram por observação. Foram encontrados produtos fora do prazo de validade sendo comercializados que acabaram retirados pelos fiscais.
Após a operação, o Procon deve elaborar relatórios sobre os trabalhos promovidos nesses três dias. Esses documentos vão auxiliar a atuação do do MPPI na aplicação de sanções aos estabelecimentos irregulares. Os postos terão 15 dias para apresentarem suas defesas. As multas que podem ser aplicadas variam entre R$ 600 a R$ 6 milhões.
“Esse trabalho terá continuidade. É importante ressaltar que isso é uma resposta aos consumidores que procuraram o Procon e apresentaram reclamações sobre esses postos. Assim, reforçamos a necessidade dos cidadãos entrarem em contato com o Procon quando verificarem que de alguma forma os seus direitos estão sendo violados”, disse o chefe do setor de fiscalização do MPPI, Arimatea Arêa Leão.
Fonte: Ministério Público
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
STF tem placar de 3 votos a 0 contra marco temporal
-
Geral
Justiça Itinerante realiza casamento comunitário na Penitenciária Irmão Guido
-
Segurança Pública
Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de brasileiros
-
Geral
Poste caído compromete abastecimento de água na zona norte de Teresina
-
Justiça
STF retoma julgamento do núcleo 2 da trama golpista; acompanhe
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão
-
Política
TCE-PI analisa suspeita de “grupo econômico oculto” em contratos da Prefeitura de Parnaíba
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade