Procon, INMETRO e ANP fiscalizam postos de combustíveis em Teresina
As lojas de conveniência também passaram por observação; foram encontrados produtos fora do prazo de validade sendo comercializados que acabaram retirados pelos fiscaisO Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), finalizaram ontem (18), a operação “Tira Teima: Combustível Legal”.
O trabalho de fiscalização começou na última segunda-feira (16) e visa combater a comercialização irregular de combustíveis em postos de Teresina. A equipe de fiscais visitou 14 estabelecimentos em toda a cidade.

Dos postos fiscalizados, seis bombas de combustíveis foram interditadas. Também foram coletadas cinco amostras para análise.
Essa inspeção se fez necessária por apresentarem algum tipo de alteração no percentual de álcool (etanol) na composição da gasolina vendida.
Um posto estava irregular por rompimento de lacre do INMETRO. A escolha dos locais partiu dos registros de reclamações junto ao órgão de defesa do consumidor do Ministério Público do Piauí (MPPI).
As lojas de conveniência também passaram por observação. Foram encontrados produtos fora do prazo de validade sendo comercializados que acabaram retirados pelos fiscais.
Após a operação, o Procon deve elaborar relatórios sobre os trabalhos promovidos nesses três dias. Esses documentos vão auxiliar a atuação do do MPPI na aplicação de sanções aos estabelecimentos irregulares. Os postos terão 15 dias para apresentarem suas defesas. As multas que podem ser aplicadas variam entre R$ 600 a R$ 6 milhões.
“Esse trabalho terá continuidade. É importante ressaltar que isso é uma resposta aos consumidores que procuraram o Procon e apresentaram reclamações sobre esses postos. Assim, reforçamos a necessidade dos cidadãos entrarem em contato com o Procon quando verificarem que de alguma forma os seus direitos estão sendo violados”, disse o chefe do setor de fiscalização do MPPI, Arimatea Arêa Leão.
Fonte: Ministério Público
Comentários
Últimas Notícias
-
Economia Prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS está suspensa até o final de fevereiro
-
Justiça STJ determina que autoridades do Amazonas se expliquem sobre oxigênio em até 48h
-
Educação Prefeitura de Floriano (PI) lança edital de matrículas para a Rede Municipal de Ensino
-
Saúde Prefeitura de Colinas (MA) recebe primeiras doses da vacina contra a COVID-19
-
Mundo Papa Francisco faz oração por afetados pela pandemia em Manaus (AM)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública ALERTA GERAL: em menos de 72 h mais um Policial Penal é alvejado à bala pelo "crime" no Pará
-
Segurança Pública GRAVE: mais um policial penal é executado no Pará; até o momento o governador Helder Barbalho continua silente
-
Segurança Pública CAMPANHA: Agente Penitenciário Administrativo do RS luta pelo reconhecimento de suas atividades como policiais penais
-
Geral ALERTA: Após mortes de policiais penais, categoria realiza manifestação junto ao Palácio do Governo do Pará