PRF e FICCO/CE prendem líder de facção criminosa em Piripiri (PI)

O homem estava foragido da justiça desde agosto de 2020, quando foi liberado da penitenciária de Pedrinhas-MA para o indulto de dia dos pais e não retornou mais.

Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na última terça-feira (21/11), em Piripiri (PI), um homem de 49 anos, apontado como chefe de uma facção criminosa relacionada ao tráfico de drogas no Maranhão.

Foto: Divulgação/PRFPRF recaptura traficante de alta periculosidade no Piauí
O homem detido também é acusado de participar de rebeliões e tentativas de fugas em presídio utilizando explosivos e armas de fogo.

Condenado a quase 30 anos de prisão por diversos crimes, ele estava foragido da justiça desde agosto de 2020, quando foi liberado da penitenciária de Pedrinhas-MA para o indulto de dia dos pais e não retornou mais.

Segundo o indivíduo, ele retornava a Teresina após passar uns dias no litoral piauiense. Ao ser abordado por uma equipe da PRF, que realizava fiscalização na BR-343, foi solicitada a apresentação da documentação obrigatória. Nesse momento, os policiais suspeitaram que havia um documento falso dentre os entregues pelo homem.

Diante da atitude suspeita, a equipe decidiu realizar uma minuciosa análise na tentativa de detectar a verdadeira identidade dele. O aprofundamento da averiguação revelou não apenas a identidade real do abordado, mas também um mandado de prisão em aberto e uma longa lista de crimes cometidos pelo mesmo.

De acordo com seu histórico, ele é acusado de liderar uma facção criminosa no Maranhão, que praticava diversos crimes dentro e fora do sistema prisional, como homicídios, roubos e tráfico de drogas. E ainda, participar de rebeliões e tentativas de fugas em presídio utilizando explosivos e armas de fogo.

A ação aconteceu em colaboração com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Ceará (FICCO/CE), que auxiliou na identificação e prisão do abordado.

A FICCO é um programa nacional pautado pela atuação integrada das esferas federal e estadual, que visa intensificar o combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos.

Sendo assim, o indivíduo foi detido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba para que que fossem adotados os procedimentos que o caso requer.

Fonte: JTNEWS com informações da PRF-PI

Comentários

Morar bem Piauí