PRF apreende uma tonelada de queijo impróprio para consumo humano
A carga estava sendo transportada em um veículo sem o devido acondicionamento e refrigeração necessária; O veículo ainda transportava 40,0 L de manteiga sem documentação fiscal.A Polícia Rodoviária Federal realizou a apreensão, na tarde de ontem (07/06), na BR 316 da cidade de Picos (PI), de aproximadamente uma tonelada de queijo e 40L de manteiga que estavam sendo transportados sem nenhum tipo de refrigeração.

O veículo era conduzido por um homem de 34 anos, e na verificação no compartimento de carga, os policiais verificaram grande quantidade de queijo e manteiga sendo transportados na carroceria de forma aberta, empacotada em caixas.
O homem informou que não possuía documentação fiscal da mercadoria e que havia comprado na cidade de Floriano (PI) para ser revendida na região da cidade de Marcolândia (PI) para pizzarias da região.
O transporte irregular de queijos e outros produtos que necessitam de refrigeração configura crime contra a saúde pública. Os produtos lácteos quando são transportados fora de refrigeração tem um considerável aumento na quantidade de fungos, bactérias e coliformes fecais.
Se forem consumidos quando contaminados podem causar danos como infecções intestinais gravíssimas, e produtos clandestinos que não tenham passado por uma adequada pasteurização podem transmitir doenças passadas dos animais para os humanos, doenças como tuberculose e brucelose.
O caminhoneiro foi encaminhado até à Central de Flagrantes na cidade de Picos (PI) para os procedimentos cabíveis ao caso. Ele poderá responder pelos crimes de Apropriação Indébita Tributária e Crime contra a saúde pública. Toda a carga foi encaminhada à Vigilância Sanitária.
O condutor e mais duas pessoas que estavam como passageiros foram detidos e levado à delegacia de polícia civil onde deverá responder por crime contra as relações de consumo, cuja pena varia de 2 a 5 anos de detenção.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça do Piauí declara nulo contrato de cartão consignado de servidor público
-
Piauí Governo do Estado lança plataforma de cadastro do Morar Bem Piauí nesta segunda (16)
-
Política Empresa condenada na Operação Topique mantém contratos milionários com a Prefeitura de Teresina
-
Segurança Pública PM deflagra operação e prende quatro pessoas na zona norte de Teresina
-
Segurança Pública Ossada humana é encontrada próximo à Ponte da Amizade em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Prefeito de Simões tem contas bloqueadas por omissão na prestação de contas públicas
-
Geral Adolescente de 15 anos que estava desaparecida é encontrada na zona sul de Teresina
-
Geral Da tragédia à esperança: eis que nasce a turma “Dom Aloísio Lorscheider!” Por Augusto César Coutinho
-
Justiça Justiça do Piauí declara nulo contrato de cartão consignado de servidor público
-
Política Merlong Solano critica apoio de petistas a Ciro Nogueira: “É incoerente com a estratégia do PT”