Presidente dos Emirados Árabes Unidos morre aos 73 anos

Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan foi responsável por políticas de modernização que ajudaram a transformar o país em uma potência regional

Nesta sexta-feira (13/05), o sheik Khalifa bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos , morreu aos 73 anos, informou a agência de notícias estatal WAM. Suas políticas de modernização ajudaram a transformar seu país em uma potência regional.

Foto: Stephanie McGehee/ReutersKhalifa bin Zayed al-Nahyan
Khalifa bin Zayed al-Nahyan

“O Ministério de Assuntos Presidenciais lamenta o povo dos Emirados Árabes Unidos, as nações árabes e islâmicas e o mundo inteiro. O líder da nação e o patrono de sua marcha, Sua Alteza Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan, Presidente do Estado, faleceu ao lado do Senhor hoje, sexta-feira, 13 de maio”, disse a WAM.

O papel de Sheikh Khalifa era em grande parte cerimonial desde que ele sofreu um derrame e passou por uma cirurgia em 2014. Seu irmão e príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Mohammed bin Zayed, tem sido amplamente visto como o líder de fato dos Emirados Árabes Unidos, lidando com o dia-a-dia de assuntos para o estado do Golfo.

Sheikh Khalifa foi nomeado segundo presidente dos Emirados Árabes Unidos em 2004, sucedendo seu pai e fundador da nação, Sheikh Zayed al Nahyan.

Nascido em 1948 na região leste de Abu Dhabi, Sheikh Khalifa era o filho mais velho do Sheikh Zayed. Antes de seu papel como presidente, ele foi príncipe herdeiro de Abu Dhabi e chefiou o Conselho Supremo de Petróleo de Abu Dhabi, que elabora a política de petróleo.

Como presidente, chefiou um dos maiores fundos de investimento do mundo, o Abu Dhabi Investment Authority, administrando centenas de bilhões de dólares em ativos. Um dos prédios mais altos do mundo, o Burj Khalifa, assumiu seu nome depois que o governo dos Emirados Árabes Unidos resgatou Dubai de sua dívida e, como fã de esportes, apoiou a aquisição do Manchester City, clube de futebol da Premier League inglesa.

Fonte: CNN Brasil

Comentários