Presidente do Peru renuncia em meio a protestos em massa

"Quero tornar público para todo país que apresento minha renúncia", declarou Merino em uma mensagem transmitida pela televisão

O presidente do Peru, Manuel Merino, anunciou sua renúncia neste domingo (15), cinco dias após tomar posse, em meio a protestos em massa e depois da pressão do Congresso.

Foto: Luka Gonzales/AFPManuel Merino anuncia renúncia na televisão
Manuel Merino anuncia renúncia na televisão

"Quero tornar público para todo país que apresento minha renúncia", declarou Merino em uma mensagem transmitida pela televisão, o que deflagrou uma celebração imediata nas ruas de Lima, um dia depois da violenta repressão a manifestações, com saldo de dois mortos e mais de 100 feridos.

O Congresso deve agora nomear um novo presidente, que consiga pacificar o país. O escolhido será o terceiro presidente em menos de uma semana, em um país duramente atingido pela pandemia do Coronavírus e pela recessão econômica, que mergulhou em uma crise política quando o Parlamento removeu o presidente popular Martín Vizcarra em um julgamento a jato na segunda-feira.

Merino disse que, para que não haja "vácuo de poder", os 18 ministros que ele assumiu na quinta-feira permanecerão no cargo temporariamente, embora praticamente todos tenham renunciado após a repressão aos manifestantes no sábado.

O governante anunciou sua renúncia pouco depois do meio-dia (14h em Brasília). O Congresso designará seu sucessor, a ser escolhido entre os parlamentares, em uma sessão convocada para as 18h (20h em Brasília). Isso significa que, pelo menos durante seis horas, o Peru não terá presidente.

Fonte: JTNEWS com informações da AFP

Comentários