Presidente do Peru renuncia em meio a protestos em massa
"Quero tornar público para todo país que apresento minha renúncia", declarou Merino em uma mensagem transmitida pela televisãoO presidente do Peru, Manuel Merino, anunciou sua renúncia neste domingo (15), cinco dias após tomar posse, em meio a protestos em massa e depois da pressão do Congresso.

"Quero tornar público para todo país que apresento minha renúncia", declarou Merino em uma mensagem transmitida pela televisão, o que deflagrou uma celebração imediata nas ruas de Lima, um dia depois da violenta repressão a manifestações, com saldo de dois mortos e mais de 100 feridos.
O Congresso deve agora nomear um novo presidente, que consiga pacificar o país. O escolhido será o terceiro presidente em menos de uma semana, em um país duramente atingido pela pandemia do Coronavírus e pela recessão econômica, que mergulhou em uma crise política quando o Parlamento removeu o presidente popular Martín Vizcarra em um julgamento a jato na segunda-feira.
Merino disse que, para que não haja "vácuo de poder", os 18 ministros que ele assumiu na quinta-feira permanecerão no cargo temporariamente, embora praticamente todos tenham renunciado após a repressão aos manifestantes no sábado.
O governante anunciou sua renúncia pouco depois do meio-dia (14h em Brasília). O Congresso designará seu sucessor, a ser escolhido entre os parlamentares, em uma sessão convocada para as 18h (20h em Brasília). Isso significa que, pelo menos durante seis horas, o Peru não terá presidente.
Fonte: JTNEWS com informações da AFP
Comentários
Últimas Notícias
-
Política TCE multa ex-gestores de Corrente (PI) por falhas em contrato de mais de R$ 2 milhões na compra de medicamentos
-
Segurança Pública Adolescente de 17 anos é assassinado a tiros em José de Freitas
-
Geral Criança de 10 anos morre após sofrer choque com carregador de celular em União
-
Segurança Pública PM interrompe sessão do "Tribunal do Crime" e prende 4 pessoas em Picos
-
Geral Funcionário da Prefeitura de Colônia do Gurguéia é morto com três tiros na cabeça
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Polícia Federal investiga quadrilha acusada de causar rombo de R$ 19 milhões na Caixa Econômica no Piauí
-
Segurança Pública Dono de supermercado preso pelo DRACO com carga roubada em Cocal dos Alves (PI) é solto
-
Política PF pediu a prisão do desembargador José James Gomes Pereira por suposta venda de sentenças
-
Política Gasto milionário em evento cultural gera críticas sobre prioridades do governo
-
Política Pré-candidato Toni Rodrigues não poupa críticas ao governador: "Nada foi feito para transformar o Piauí, é deplorável"