Presidente do Irã Hassan Rouhani comunicou via Tweet que seu país derrubou avião ucraniano por erro

"A República Islâmica do Irã lamenta profundamente esse erro desastroso", escreveu o presidente iraniano Hassan Rouhani no Twitter,

O Irã admitiu que o avião ucraniano que caiu em seu território na última quarta-feira (8) foi derrubado por erro humano, afirma a TV estatal iraniana neste sábado (11). O comunicado lido na emissora declara que os responsáveis serão punidos. 

Foto: Middle EastPresidente do Irã, Hassan Rouhani
Presidente do Irã, Hassan Rouhani - Confissão de culpa favorece reparação aos familiares das vítimas

"A República Islâmica do Irã lamenta profundamente esse erro desastroso", escreveu o presidente iraniano Hassan Rouhani no Twitter, prometendo que os responsáveis pelo incidente serão processados. "Meus pensamentos e orações vão para todas as famílias de luto."

Uma declaração militar iraniana, a primeira a indicar a mudança de posição do Irã, disse que o avião havia voado perto de um local militar sensível pertencente à Guarda Revolucionária de elite.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, a principal autoridade da República Islâmica, foi informado sobre o abate acidental do avião ucraniano na sexta-feira e disse que as informações deveriam ser anunciadas publicamente após uma reunião do principal órgão de segurança do Irã, divulgou a agência de notícias estatal.

A Ucrânia espera uma investigação completa, uma admissão total de culpa e compensação do Irã após a queda de um avião de passageiros ucraniano, disse o presidente ​Volodymyr Zelenskiy em comunicado.

No acidente, o Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines caiu cinco minutos após decolar do aeroporto Imam Khomeini, em Teerã. A aeronave, que decolou às 6h12 na hora local (23h42 de terça em Brasília) e seguia para Kiev, pegou fogo minutos após a decolagem. Todas as 176 pessoas a bordo morreram.

Confira vídeo que foi disponibilizado no Youtube após o acidente.

Fonte: Folha de S.Paulo/Tweet de Hassan Rouhani/@HassanRouhan

Comentários