Presidente do GT do DEPEN que discute regulamentação da Polícia Penal recebe técnicos estaduais

Os servidores são oriundos dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso do Sul e Tocantins
Foto: Divulgação DepenDiego Mantovaneli recebe técnicos penitenciários no DEPEN
Diego Mantovaneli reúne-se com técnicos penitenciários no DEPEN

O presidente do Grupo de Trabalho do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (DEPEN),  Diego Mantovaneli, que tem o objetivo de discutir a regulamentação da Polícia Penal, recebeu na tarde dessa quarta-feira (12) em Brasília, diversos servidores que atuam na área técnica e de assistência do Sistema Penitenciário Nacional.

Os servidores são oriundos dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Eles querem saber como o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) vai tratá-los dentro da futura organização do Sistema Penitenciário, pós regulamentação da novel Polícia Penal brasileira.

O secretário da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL), Wesley Bastos, acompanhou e participou da reunião no DEPEN com os técnicos penitenciários estaduais.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsDiego Mantovaneli - que preside o GT do DEPEN
Diego Mantovaneli durante discussções no GT da Polícia Penal em Brasília

O presidente do GT do DEPEN, Diego Mantovaneli, comunicou ao JTNews que existe um parecer jurídico que contraria interesse dos técnicos, mas a situação continua a merecer discussões. A Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça, recentemente emitiu parecer a pedido do diretor geral do DEPEN, Fabiano Bordignon, em que opinou pela não inclusão do pessoal da área técnica na estrutura organizacional da Polícia Penal.

De forma que a situação ainda está bastante indefinida de como vai ficar esses profissionais da Execução Penal, pois a Lei de Execução Penal, 7.210/84, os tratam como integrantes do pessoal penitenciário em razão da importância que esses servidores têm para o tratamento penitenciário dispensado aos detentos.

Fonte: JTNews

Comentários