Prefeitura implanta programa “Alô Saúde Teresina” para atender pacientes por telefone

O objetivo dessa nova forma de atendimento é ampliar o acesso à saúde, diminuindo a circulação de pessoas na cidade

A partir desta segunda-feira(20) pessoas com sintomas leves da COVID-19 ou com outros problemas simples de saúde já podem ser atendidas por telefone em Teresina.

Foto: Reprodução: InternetOs pacientes poderão ter contato com um grupo de médicos, sem precisar sair de casa
Os pacientes poderão ter contato com um grupo de médicos, sem precisar sair de casa

Trata-se do “Alô Saúde Teresina”, implantado pela Prefeitura do município. O serviço está disponível através do telefone 0800 291 0084 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

“Estamos utilizando a tecnologia para beneficiar a população. Assim, os pacientes poderão ter contato com um grupo de médicos, sem precisar sair de casa”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel Moura.

Formando a equipe médica, estão 22 profissionais da Atenção Básica, distribuídos em escalas de serviço, como explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista. “Contamos com médicos que estão isolados por fazerem parte do grupo de risco para a COVID-19. Eles foram devidamente qualificados para esse atendimento e estão aptos a atenderem os teresinenses”, afirma.

Ao ligar para o 0800, a população é atendida por uma Unidade de Resposta Automática, que redireciona a ligação ao Call Center COVID-19 ou Saúde da Família.

Em seguida, um operador repassa todas as orientações sobre a COVID-19 e coleta dados do paciente para atender as suas necessidades de saúde. Durante a ligação, é  preenchido um prontuário de atendimento.

“Se houver necessidade, a ligação é imediatamente transferida para um médico, para prosseguir com o atendimento. É possível, inclusive, fazer videoconferência para que a equipe médica possa ver o usuário. Todos os procedimentos feitos são atualizados no prontuário do paciente”, ressalta o diretor técnico da Prodater, Câncio Junior.

O serviço, da OPT Sistema e implantado pela Prodater, tem possibilidade de atender, inicialmente, até 4.900 ligações por dia. “A gestão também tem a opção de visualizar as ligações de outros municípios e poderá ter acesso aos relatórios diários das demandas atendidas. Isso contribuirá com a tomada de decisões e criação de políticas públicas”, finaliza Câncio.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários