Prefeitura de Teresina solicita à Câmara autorização para operação de crédito de R$ 435 milhões
Segundo a justificativa do Executivo, a operação tem como finalidade a quitação integral da “Operação BB 500”, firmada em 2022 por meio da Lei Municipal nº 5.769.A Câmara Municipal de Teresina recebeu do Poder Executivo projeto de lei que autoriza a contratação de operação de crédito junto ao Banco do Brasil, no montante de R$ 435 milhões.
O texto, encaminhado pelo prefeito Sílvio Mendes (UB), foi lido no expediente da sessão desta terça-feira (23), dando início ao processo de discussões sobre a matéria. Na sequência, o projeto foi encaminhado às Comissões de Justiça, Legislação e Redação Final e a Comissão de Finanças, onde será analisado antes de seguir para votação em plenário.
“O Legislativo e o Executivo são poderes independentes, mas harmônicos. A Câmara Municipal de Teresina jamais tomará decisões que prejudiquem a nossa cidade e o nosso povo. Esse projeto será analisado de forma técnica pelos vereadores e pelos nossos analistas nas comissões competentes, além de ser amplamente discutido pelos 29 parlamentares em plenário”, destacou o presidente da Casa, vereador Enzo Samuel.
Segundo a justificativa do Executivo, a operação tem como finalidade a quitação integral da “Operação BB 500”, firmada em 2022 por meio da Lei Municipal nº 5.769. A renegociação, conforme o documento, trará melhores condições financeiras, com taxa de 1% e isenção de tarifa por liquidação antecipada, além de período de carência de um ano.
O projeto esclarece que a nova operação não gera recursos adicionais para o município, sendo destinada exclusivamente ao refinanciamento da dívida existente. As parcelas de amortização e juros já constam do planejamento orçamentário, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) e a Resolução CMN nº 4.995/2022.
Como garantia, a Prefeitura indica a vinculação de receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e demais transferências constitucionais. O tema deve mobilizar discussões entre os vereadores em torno da política de endividamento e do equilíbrio fiscal do município.
Fonte: JTNEWS com informações da CMT
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Cristiano Ronaldo corre risco de perder jogos da Copa do Mundo de 2026 após expulsão; entenda
-
Justiça
Julgamento dos embargos de Bolsonaro termina hoje. Quando será prisão?
-
Geral
PF dividiu esquema do INSS em "núcleos" para fechar cerco contra fraudes
-
Geral
Homem morre após sofrer descarga elétrica no bairro Lourival Parente
-
Geral
Viaduto da Miguel Rosa apresenta desnível de quase 15 cm, diz CREA-PI
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
MP Eleitoral pede cassação de prefeito de Simões (PI) por abuso de poder político e econômico
-
Segurança Pública
Carbono Oculto 86: empresários da rede de postos HD negam adulteração de combustíveis
-
Geral
Apresentador César Filho sofre grave acidente de moto entre Campo Maior e Cabeceiras do Piauí
-
Segurança Pública
Bandido morre em confronto com policiais do BEPI e DRACO na zona rural de Teresina
-
Esportes
GP do Brasil de Fórmula 1: onde assistir, data, horário, classificação e tudo sobre a corrida