Prefeitura de Teresina receberá representantes da AFD para firmar acordo de cooperação

A Prefeitura prepara um financiamento de 36 milhões de euros junto à AFD para investir em diversas ações da Agenda Teresina 2030

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), receberá na próxima segunda-feira (8/02) representantes do Consulado Geral de França para o Nordeste e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), para assinatura de protocolo de cooperação referente ao projeto Teresina 2030, um programa de desenvolvimento integrado do município.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSPrefeitura de Teresina
O Palácio da Cidade, onde funciona a sede da Prefeitura de Teresina (PI)

O protocolo tem como objeto a implementação de diversas ações de promoção do desenvolvimento sustentável na área urbana e rural e visa melhorias nos setores da saúde e assistência social, além de fomento à educação, desenvolvimento econômico e solidário, apoio à inovação, preservação do patrimônio e aprimoramento da eficiência da governança.

A Prefeitura de Teresina prepara ainda um financiamento de 36 milhões de euros junto à AFD para investir em diversas ações da Agenda Teresina 2030, como a implantação de sistemas de saneamento para a área rural, a melhoria dos sistemas de drenagem da cidade, a requalificação habitacional de moradias e a criação de novos parques.

“Com a vinda da equipe tenho certeza que vamos prosperar com as conversas e prosseguir nessa parceria de natureza internacional. Estamos em tratativa para recursos nessas ações específicas de desenvolvimento no município, dentre elas uma destinação para apoio forte na zona rural”, explica João Henrique Sousa, secretário de Planejamento.

Na ocasião, também serão apresentados os projetos em execução, como o EuroClima+: Observatório do Transporte. O objetivo é ter a participação da população, de outras empresas e órgãos para desenvolvimento de soluções para a gestão do transporte público na cidade.

“Estaremos com a equipe da Agência Francesa para a assinatura desse acordo que trará um impulsionamento para as ações Teresina 2030, que visa o desenvolvimento integrado do município. Além disso, vamos lançar o projeto de inovação aberta, que é a chamada para a participação popular nos próximos dias em um dos projetos já em desenvolvimento, o observatório do transporte. Serão atividades que permitem o desenvolvimento à distância e a participação de pessoas de outros municípios e estados”, explica Cíntia Bartz, Coordenadora da Agenda Teresina 2030.

A Agenda Teresina 2030 é um departamento da Secretaria de Planejamento do município, que coordena o projeto e trabalha em colaboração com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), devido à sua importância na busca por uma cidade mais resiliente e participativa.

O projeto faz parte de uma parceria firmada entre a Prefeitura, a SEMPLAN, e a AFD, através do Programa Euroclima+. No Brasil, apenas Teresina e Santos foram contempladas.

Fonte: JTNEWS com informações da Prefeitura Municipal de Teresina

Comentários