Prefeitura de Teresina inaugura duas Unidades Básicas de Saúde nesta quarta (23/12)

A UBS do bairro Gurupi será a primeira da capital a ter médicos especialistas, além das equipes de Estratégia de Saúde da Família

A Prefeitura de Teresina inaugura, nesta quarta-feira (23/12), mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com isso, em 2020, foram entregues cinco novas UBSs, nos bairros Buenos Aires, Hugo Prado, Soinho, Chapadinha Sul e Dagmar Mazza. Agora, Teresina passa a contar com 90 Unidades.

Foto: AscomPrefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho

As duas novas UBSs serão inaugurada às 10h, no bairro Gurupi e, às 11h, a UBS Parque Poti, ambas localizadas na zona sudeste. Segundo o presidente da FMS, Manoel de Moura Neto, a inauguração dessa UBS faz parte da requalificação da Atenção Básica.

A UBS do bairro Gurupi será a primeira da capital a ter médicos especialistas, além das equipes de Estratégia de Saúde da Família. A Unidade leva o nome do médico José Ivaldo de Oliveira. Ele atuava no SAMU e foi vítima da COVID-19.

Com área construída de 452 metros quadrados, a UBS do Gurupi será destinada ao atendimento da população que mora nos bairros Gurupi e Alto da Ressurreição, beneficiando cerca de 6 mil pessoas na zona sudeste.

A unidade contará com duas Equipes de Estratégia de Saúde da Família e médicos especialistas nas áreas de cardiologia, endocrinologia, dermatologia, psiquiatria e ginecologia. O investimento para a construção foi de R$ 993 mil reais.

A novidade é que as pessoas atendidas em UBSs da região Sudeste poderão ser encaminhadas, se necessário, para consultas com médicos especialistas na UBS do Gurupi.

“Em todas as UBS, os usuários também podem receber atendimento básico nas áreas clínicas. São ofertadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, inalações, curativos, vacinas, exames, além do fornecimento de medicação e encaminhamento para consultas especializadas em outros pontos da rede”, afirma o diretor da Atenção Básica, Kledson Batista.

O nome da UBS do Gurupi é uma homenagem ao médico José Ivaldo de Oliveira, que faleceu no dia 31 de julho, em decorrência de complicações da COVID-19. Ele fez o curso de medicina na UFPI, era especialista em urgência e emergência e fez residência médica em ginecologia e obstetrícia.

Ele ocupava o cargo diretor clínico no SAMU de Teresina, tendo atuado como médico urgentista desde a criação do órgão, em 2004. José Ivaldo também foi médico obstetra da Maternidade Santa Fé, Evangelina Rosa e Hospital Alarico Pacheco em Timon.

A outra unidade que será inaugurada também na quarta, 23, às 11h, será a UBS do Parque Poti. Cerca de 7.800 pessoas serão beneficiadas com o funcionamento da nova Unidade Básica de Saúde Dr. Pedro Moreira Sobrinho, localizada no bairro Parque Poti da zona sudeste e administrada pela FMS. A UBS do Parque Poti tem área construída de 372 metros quadrados e irá atender a população residente nos bairros Vila Poti, Residencial Firmino Filho e Residencial Araguaia.

A estrutura da UBS obedece aos padrões do Ministério da Saúde, tendo sido investidos para a construção R$ 888 mil. Trabalharão no local duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentistas.

A UBS do Parque Poti leva o nome do médico Pedro Moreira Sobrinho. O Dr, Pedro, como era conhecido, nasceu em Oeiras, formou-se na Universidade Federal do Piauí (UFPI) ao mesmo tempo em que trabalhava na Caixa Econômica Federal. Como Médico caracterizou-se pelo profissionalismo cordial, pelo tempo de conversa com o paciente. Sua outra paixão era agricultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina

Comentários