Prefeitura de Teresina cria ambulatório para atender pacientes com sequelas da COVID-19

Com a ação, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) pretende proporcionar o monitoramento do quadro de saúde dessas pessoas, por meio da oferta de consultas e exames

A Prefeitura de Teresina vai criar um ambulatório para atender pacientes que ficaram com sequelas decorrentes da COVID-19. A previsão é de que o serviço comece a funcionar a partir da próxima semana, no Centro de Saúde Lineu Araújo.

Foto: DivulgaçãoPrefeitura de Teresina vai criar ambulatório
Prefeitura de Teresina vai criar ambulatório

Com a ação, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) pretende proporcionar o monitoramento do quadro de saúde dessas pessoas, por meio da oferta de consultas e exames nas áreas de cardiologia, nefrologia, neurologia, pneumologia, fisioterapia e nutrição.

Atualmente, os médicos que atuam no Centro de Operação em Emergências (COE) da FMS estão finalizando o protocolo para funcionamento do ambulatório. “Haverá também treinamento direcionado aos médicos da Atenção Básica e da rede hospitalar. Estamos atuando para que esse novo serviço seja resolutivo, oferecendo tratamento e promovendo melhor qualidade de vida aos pacientes que sofrem com sequelas da COVID-19.”, afirma o presidente da FMS, Manoel de Moura Neto. 

O coordenador médico do COE da FMS, Walfrido Salmito, alerta que a COVID-19 pode trazer sequelas a curto, médio e longo prazos. “A COVID-19 é uma doença nova, que ainda é alvo de estudos científicos pelo mundo, mas sabe-se que a lista de sequelas dessa infecção é extensa e pode comprometer o funcionamento de diversos órgãos. Os pacientes podem, por exemplo, desenvolver pneumonia, ter disfunção renal, além de problemas neurológicos, cardíacos e pulmonares”, finaliza.

Para receber atendimento no ambulatório, os pacientes que ficaram com sequelas após infecção por COVID-19 poderão se dirigir às 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Eles serão avaliados por médicos nesses locais e, se houver necessidade, serão encaminhados para o ambulatório.

Já os pacientes com COVID-19 que estão internados nos Hospitais da Prefeitura, no momento da alta, poderão também ser direcionados ao  Centro de Saúde Lineu Araújo.

Fonte: JTNEWS

Comentários