Prefeitura de Massapê do Piauí gasta R$ 459 mil em materiais de construção, mas secretário só encontra cimento vencido
As compras ocorreram durante o período eleitoral e nos três meses seguintes à derrota de Rivaldo Costa em sua tentativa de reeleição.Durante os últimos quatro meses do mandato do então prefeito Rivaldo de Carvalho Costa (2021–2024), a Prefeitura de Massapê do Piauí realizou compras significativas de materiais de construção, hidráulicos e elétricos destinados às secretarias de Obras, Agricultura, Educação, Cultura e Saúde. O total gasto no período de setembro a dezembro de 2024 foi de R$ 459.520,64 — representando 64,60% do valor total de R$ 711.293,08 empenhado ao longo do ano.

As compras ocorreram durante o período eleitoral e nos três meses seguintes à derrota de Rivaldo Costa em sua tentativa de reeleição. Os empenhos e notas fiscais comprovam pagamentos a fornecedores em datas que variam entre outubro e dezembro de 2024, com registros de materiais diversos, desde reservatórios de água e tubos PVC até milhares de telhas, blocos, cabos elétricos, cimento e tintas.
Apesar da expressiva aquisição, o atual Secretário Municipal de Obras de Massapê do Piauí, Francisco da Costa Reis, conhecido como Tantam, que assumiu em janeiro de 2025 para o quadriênio 2025–2028, informa que os materiais não foram encontrados nos estoques das secretarias citadas. Os documentos anexos aos empenhos detalham compras específicas, como milheiros de telhas, centenas de metros de cabos, grandes volumes de mangueiras, além de materiais elétricos e hidráulicos de uso essencial em obras e serviços públicos.
Em vez dos materiais supostamente adquiridos pela gestão anterior com recursos públicos, Tantam encontrou apenas ferramentas antigas e inutilizáveis. Entre os itens estavam cinco enxadas e cinco pás em estado de deterioração, duas cavadeiras quebradas, um machado, uma foice, uma chibanca, três picaretas sem cabo, além de uma caixa d’água de mil litros e outra de 500 litros, ambas danificadas. Também foram localizados cinco carrinhos de mão, todos danificados, um arco de serra e 12 placas de sinalização.
As notas fiscais estão todas devidamente datadas e os pagamentos foram autorizados ainda na gestão anterior, incluindo empenhos realizados no mesmo dia 30 de setembro, última data permitida para contratações em período eleitoral sem exceções legais — o que pode configurar irregularidade se for comprovado desvio de finalidade ou ausência dos bens adquiridos.
Fonte: JTNEWS
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