Prefeito de Teresina, Firmino Filho, decreta Estado de Emergência em Saúde Pública

"Nós precisamos tomar consciência que estamos entrando em uma grande turbulência, e essa turbulência não se espalha apenas na área da saúde", afirmou Firmino FIlho

Na manhã desta terça-feira (17), o Prefeito de Teresina, Firmino Flho (PSDB), declarou estado de Emergência na Saúde Pública Municipal, em razão do Coronavírus que já se transformou numa Pandemia [tendo em vista que a doença já se alastrou por todo o Mundo, conforme dados da Organização Mundial de Saúde].

Foto: Joélia Cantuária/JTNEWSPrefeito de Teresina Firmino Filho
Prefeito de Teresina Firmino Filho

Ela [a doença] se espalha por toda a vida da sociedade, do país, do planeta, enfim, é necessário que a gente tenha uma comunicação correta, precisa nesse momento. É justamente o chamamento desta entrevista coletiva, para que pudéssemos falar, daquilo que a saúde pública vai implementar nesses dias e pra falar das ações da Prefeitura de Teresina aos demais serviços," enfatizou o prefeito Firmino Filho.

A determinação foi divulgada pessoalmente pelo próprio prefeito Firmino Filho, em coletiva para a imprensa com os demais gestores do serviço municipal de saúde. O gestor comunicou que ficam suspensas por duas semanas as atividades do calendário de Teresina, tais como: as atividades coletivas dos centros de convivência, CRAS, CREES na SEMCASPI, bem como o atendimento para desbloqueio do passe livre estudantil e renovação da carteira de estudante pelo Setut e os atendimentos dos programas de transferência de renda.

Eventos culturais, apresentações da Orquestra de Teresina e demais atividades do calendário da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, o Campeonato de Futebol Infantil, fica suspensa ainda a Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, além de outras atividades coletivas de grandes aglomerações.

Ações importantes serão implementadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram definidas medidas nas áreas da saúde e outros serviços ofertados pela Prefeitura de Teresina.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, afirma que a FMS criou o Centro de Operações de Emergência (COE), que funciona 24 horas e conta com técnicos de plantão: médicos e enfermeiros, para dar suporte aos profissionais das UBSs e dos hospitais. “Eles [os profissionais de saúde] contribuem na definição de casos suspeitos e nas investigações, além de tirarem outras dúvidas sobre o Coronavírus. É um trabalho árduo para preservar e promover a saúde pública,” informaou a gestora da Vigiância em Saúde da FMS.

FMS monitora 33 casos suspeitos de Coronavírus em Teresina

A FMS está investigando 33 casos suspeitos do novo Coronavírus em Teresina. Tratam-se de pessoas que apresentaram  sintomas similares ao de gripe, como febre, tosse e dificuldade para respirar e também viajaram para áreas de risco ou tiveram contato com pessoas suspeitas.

Atualmente, não há nenhum caso confirmado da doença na capital piauiense. Por esse motivo, a Fundação solicita a colaboração de todos no sentido de seguir os cuidados básicos de prevenção.

O Coronavírus é o nome de uma família de vírus que causa infecções respiratórias e que tem se espalhado por vários países. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença tem baixa letalidade e 80% dos casos são leves.

Diante de caso suspeito, a equipe de saúde notifica a FMS, observando o quadro clínico do paciente, o histórico de contato com casos suspeitos e o roteiro de viagem do paciente nos últimos 14 dias. É feita coleta de exames e isolamento da pessoa com suspeita de infecção.

Firmino Filho enfatizou a importância de implementar ações que visam a prevenir a doença e garantir melhorias na área da saúde. "Nós precisamos tomar consciência que estamos entrando em uma grande turbulência, e essa turbulência não se espalha apenas na área da saúde.

Fonte: JTNEWS

Comentários