Policial Civil Diesy Less Semeão morre aos 47 anos, vítima da COVID-19, em Teresina

O profissional da segurança pública do Piauí era muito querido no meio policial; onde atuou como instrutor de tiro defensivo em academias policiais; a ACADEPEN/PI lamentou a perda de seu colaborador

O policial civil, Diesy Less Santos Simeão, faleceu na noite dessa sexta-feira (08/01) no HUT em Tersina (PI), vítima de complicações da COVID-19, doença provocada pelo Novo Coronavírus.

No último dia 18 de dezembro ele estava interagindo ainda por mensagem de voz via whatsapp com seus amigos, inclusive agradeceu diretamente ao policial penal, Jacinto Teles diretor da ACADEPEN/PI, pela homenagem que lhe prestou a Instituição de ensino, da qual foi importante colaborador, a Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí.

A homenagem ao Instrutor Diesy Less ocorreu na noite anterior (17/1), em razão da prestação de serviços de excelência, na condição de professor de Tiro Defensivo aos alunos do CFI-2020, que, aliás não foi possível comparecer à solenidade de formatura dos novos policiais penais, por já estar naquela data [17/12] acometido da COVID-19, embora aparentemente estivesse bem, pois estava em tratamento domiciliar. Mesmo sem saber que ia ser homegaeado ele estava muito ansioso para partcipar da formatura dos alunos, inclusive foi ele (Diesy) quem fez todas as imagens por Drone da parte opracional prática ocorrida na área da Penitenciária Major César Oliveira.

Foto: ACADEPEN/PIDiesy colaborou com a Sejus ao ser um dos instrutores de tiro do Curso de Formação do órgão
Diesy Less era professor convidado da disciplina de Teroria e Prática de Tiro Defensivo da ACADEPEN/PI

O policial perde sua vida aos 47 anos de idade, deixa a esposa e dois filhos ainda crianças. Era lotado no 2º Distrito Policial de Teresina, mas foi principalmente pela atividade educacional, em que atuava como Instrutor de Tiro que tornou-se conhecido e respeitado. Foi na ACADEPOL (Polícia Civil) e na ACADEPEN/PI (Polícia Penal) onde participou da formação de centenas de profissionais da segurança pública, sempre conquistando muitos amigos, haja vista a sua peculiar característica de carisma.

Foto: ACADEPEN/DIVULGAÇÃODiesy  Less entre os instrutores Júlio César e Marcelo Granjeiro na ACADEPEN/PI
Diesy Less entre os instrutores Júlio César e Marcelo Granjeiro na ACADEPEN/PI

Diesy Less era habilitado profissionalmente [na área de tiro defensivo e formacional] pela Polícia Federal. Ele não ministrava aulas apenas para as polícias estaduais, também era instrutor oficial certificado pela PF para a formação de vigilantes privados. Tendo  prestado serviço em várias unidades policiais desde 2003, ano de ingresso nos quadros da PC-PI. Anteriormente trabalhou na Secretaria da Justiça do Piauí, por vários anos, como agente prisional concursado. 

O cortejo de Diesy Less saiu hoje (8/1) às 12:00h do HUT em Teresina para o cemitério do Buenos Aires, zona norte da Capital piauiense onde foi sepultado cerca de 13:30 horas.

A Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (ACADEPEN/PI), por meio de nota lamentou o falecimento de Diesy Less Santos Simeão. "Neste momento de dor, a ACADEPEN/PI solidariza-se com os familiares e amigos, bem como expressa as mais sinceras condolências pela morte prematura desse grande profissional que deixa seu legado à segurança pública do Piauí", diz trecho na nota.

Confira a nota na íntegra

A Academia de Policia Penal do Estado do Piauí (ACADEPEN/PI), por meio de seu diretor geral, Jacinto Teles Coutinho, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de DIESY LESS SANTOS SIMEÃO, em razão da COVID-19; DIESY, era policial civil (ex-agente prisional), instrutor profissional de teoria e prática de tiro.

Atuou em vários cursos de formação nesta Academia, a última vez, foi integrando o corpo docente do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal (CFI-2020), concluído no último dia 17 de dezembro de 2020, em cuja solenidade de formatura dos discentes, ele receberia uma Placa em Homenagem pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados nessa área, mas não foi possível comparecer por já estar enfermo. No dia 18/12 ligou diretamente para o diretor da ACADEPEN/PI para agradecer.

Neste momento de dor, a ACADEPEN/PI solidariza-se com os familiares e amigos, bem como expressa as mais sinceras condolências pela morte prematura desse grande profissional que deixa seu legado de dignidade  e profissionalismo à Segurança Pública do Piauí, em especial na formação técnica e opracional.

Foto: ACADEPEN/DIVULGAÇÃODiesy ladeado pelos intrutores Júlio César e Zé Paulo; no intervalo do Curso de Pistola .40 para Policiais Penais de Picos
Diesy ladeado pelos intrutores Júlio César e Zé Paulo; no intervalo do Curso de Pistola .40 para Policiais Penais de Picos

Em nota o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí (Sinpolpi), lamentou o falecimento de Diesy Less Santos. “Neste momento de dor e saudade, enviamos nossas condolências aos familiares e amigos, a fim de que encontrem o conforto necessário”, diz o texto.

O JTNEWS ouviu um dos instrutores operacionais da ACADEPEN/PI, o policial penal, Maurício Teixeira, que teve atuando conjuntamente com Diesy Less em diversas ocasiões.

Ao despedir-se de Diesy, Maurício assim manifestou-se: "As guerras vem e vão, mas meus soldados são eternos (Túpac Amaru - Imperador Inca). Atribuiria a mensagem do nosso superior divino, ao nosso grande Diesy. Sempre muito brincalhão e aguerrido possibilitou sua parcela de contribuição à sociedade piauiense. Descanse em paz guerreiro, sua imagem será eterna entre nós!", disse Maurício.

Foto: ACADEPEN/PIInstrutores da ACADEPEN, Maurício Teixeira, Marcelo Granjeiro, Diesy Less (In memoriam) e Marcelo Silva
Instrutores da ACADEPEN, Maurício Teixeira, Marcelo Granjeiro, Diesy Less (In memorian) e Marcelo Silva

Os alunos do CFI-PP 2020 lamentaram o falecimento do instrutor, e agradeceram aos ensinamentos transmitidos por Diesy.

"Os alunos do CFI-PP 2020 sentem muito pela perca do instrutor Diesy. Além de um excelente profissional que nos transmitiu conhecimentos valiosos, era um ser humano ímpar! Sempre com bom ânimo e humor auxiliou em nossa formação e deixou o seu legado! 'Segue o exercício!' disse a ex-aluna do CFI-2020, Talita Kamache, em nome dos colegas. A expressão "segue o exercício" era muito usual para o instrutor Diesy ao determinar a continuidade das tarefas educacionais aos seus alunos [era uma espécia de marca registrada dele].

Foto: ACADEPEN/DIVULGAÇÃOEx-aluna do CFI-2020, Talita Kamache lamenta morte prematura do Instrutor Diesy Less
Ex-aluna do CFI-2020, Talita Kamache lamenta morte prematura do Instrutor Diesy Less

O ex-aluno do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal e um dos representantes do CFI-2020, Danilo Ferro, também lamentou a perda do grande instrutor Diesy. "Instrutor Diesy foi um grande multiplicador nos ensinamentos da disciplina de Armamento e Tiro na Academia de Polícia Penal/PI. Um grande ser humano e profissional que se vai. Perda imensurável para todos nós e para a Segurança Pública. Só tenho a agradecer aos seus ensinamentos", disse.

Foto: ACADEPEN/DIVULGAÇÃODiesy, ao centro entre o presidente do Clube de Tiro de Picos, Marcelo Ruy e o Instrutor Gustavo - durante formação de Policias Penais
Diesy, ao centro entre o presidente do Clube de Tiro de Picos, Marcelo Ruy e o Instrutor Gustavo - durante formação de Policias Penais pela ACADEPEN/PI

A Delegacia Geral de Polícia Civil também por meio de nota manifestou votos de pesar pela morte de Diesy. "A Delegacia Geral deseja conforto aos familiares e amigos do APC Diesy Less Santos Simeão nesse momento de dor. A Polícia Civil do Piauí está de luto!". 

Fonte: JTNEWS

Comentários