Policiais Penais Federais participam fortemente de ato de valorização das Polícias da União

O movimento acontece em unidades da PF instaladas por todo o país, em horários definidos internamente em cada uma das unidades

Na manhã desta quinta-feira (28/04), policiais da União Federal realizaram uma mobilização nacional pela valorização das forças de Segurança Pública, reivindicando a assinatura de Medida Provisória da reestruturação das carreiras policiais da União, conforme havia prometido publicamente o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSPoliciais Penais Federais participam fortemente de ato de valorização das Polícias da União
Policiais Penais Federais participam fortemente de ato de valorização das Polícias da União

A mobilização é uma resposta às notícias sobre recuo do Governo Federal quanto ao compromisso de reestruturação das carreiras policiais federais, cujo orçamento de R$ 1,7 bi foi aprovado em lei e acontece em unidades da PF instaladas por todo o país, em horários definidos internamente em cada uma das unidades. 

Os atos têm o apoio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), bem como da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol).

O JTNEWS ouviu o  presidente do Sindicato dos Policiais Penais Federais no Distrito Federal (SINDAPPF-DF), Gilvan Albuquerque e o vice-presidente Varlei Ferreira [que também é secretário da Agepen-Brasil junto aos Policiais Penais Federais]. Confira as declarações:

O presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL), Jacinto Teles, participou do ato hitotecando apoio ao movimento e cobrou do Presidente da República , Jair Bolsonaro e do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres celeridade no cumprimento da 'palavra dada', com relação a reestruturação das Polícias da União, e, sobretudo com relação à Regulamentação da Polícia Penal Federal.

Foto: DivulgaçãoPresidente da AGEPPEN-BRASIL, Jacinto Teles, presidente do SINDAPPF-DF, Gilvan Albuquerque e o vice-presidente Varlei Ferreira
Policiais Penais Federais em luta pela valorização da Polícia Penal. Dentre os integrantes da foto, Gentil Ney Espírito Santo presidente da FENAPPF, Varlei Ferreira, Jacinto Teles, presidente da AGEPPEN-BRASIL e Gilvan Albuquerque, presidente do SINDAPPF-DF

Jacinto Teles destacou que esta [referindo-se à Polícia Penal] é uma Polícia criada constitucionalmente com advento da Emenda Constitucional 104/2019 e que já tem orçamento destinado a sua regulamentação [no que pertine à Polícia Penal Federal], "faltando apenas a sensibilidade do governo de Jair Bolsonaro; sugerimos que o presidente honre com a palavra dada e encaminhe ao Congresso Nacional a MP de regulamentação da Polícia Penal Federal antes do período proibitivo, em razão das Eleições deste ano em curso" concluiu o dirigente classista nacional dos Policiais Penais do Brasil.

Confira o vídeo com o presidente AGEPPEN-BRASIL, Jacinto Teles.

Regulamentação

A carreira de policial penal foi criada em 2019 pela Emenda Constitucional nº 104, no lugar do antigo cargo de agente penitenciário. Com isso, os profissionais passaram a ser enquadrados nas mesmas especificidades das atividades de segurança pública, a assumir o cargo apenas por concurso público e a ter os mesmos direitos e benefícios do que os outros policiais — incluindo poder de polícia e de investigação e aposentadoria diferenciada.

O prazo para que a regulamentação ocorra ainda neste ano é até 4 de julho, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal — que não permite aumento da despesa de pessoal nos últimos 180 dias às eleições.

Fonte: JTNEWS

Comentários