Policiais Penais do Pará lançam campanha com estratégias de autoproteção após onda de crimes no Estado

A campanha é uma organização do Sindicato dos Policiais Penais do Pará (Sinpolpen-PA) e da Associação dos Agentes Penitenciários do Pará (Agepen-PA)

O Sindicato dos Policiais Penais do Pará (Sinpolpen-PA) e a Associação dos Agentes Penitenciários do Pará (Agepen-PA) lançaram uma campanha divulgando estratégias de autoproteção após a onda de crimes contra os Policiais Penais que vem afetando o estado.

Foto: Divulgação/SEJUS-PIPolicial Penal no interior do pavilhão prisional
Policial Penal no interior de pavilhão prisional na Casa de Custódia em Teresina - foto ilustrativa

Segundo o presidente do Sinpolpen-PA, Rosivan Jesus, o objetivo da campanha é concientizar os Policiais Penais a ficarem atentos contra os criminosos.

Em entrevista ao JTNEWS, Rosivan Jesus afirmou que os Policiais Penais paraenses estão "todos temerosos e atentos, afinal de conta não sabemos de onde vem o inimigo".

Diversos Policiais Penais do Estado foram assassinados nos últimos meses. No último dia 23 de janeiro, o servidor Fernando Marinho foi morto a tiros em frente à sua residência no Distrito de Icoaraci, no Conjunto da Cohab, em Belém.

Antes disso, o policial Osmar Santiago foi alvejado com três tiros, na cidade de Moju (próxima a Abaetetuba).

Em nota, no dia 21 de janeiro, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-PA) divulgou nota efetivando as restrições de visitas nas casas penais onde seus servidores foram ameaçados.

Segundo a Seap-PA, seis policiais foram assassinados nos últimos meses e cinco ficaram feridos após sofrerem atentados, além de outros 16 policiais penais que foram ameaçados.

Em razão disso, na última quinta-feira (28/01), a Frente Parlamentar Estratégica do Sistema Penitenciário e Combate ao Crime Organizado cobrou da Secretaria Nacional de Segurança Pública ações estratégicas e urgentes no combate a esses crimes que estão ceifando vidas de Policiais Penais do Pará.

Confira as estratégias de autoproteção recomendadas pela campanha:

• Ao entrar em seu veículo, tranque as portas e saia imediatamente;

• Procure estacionar em frente à saída para facilitar a evacuação;

• Ao parar no sinal de trânsito esteja com sua arma em punho, sempre alerta aos espelhos retrovisores;

• Evite rotinas, mude os trajetos e evite fazer compras nos mesmo locais e horários;

• Analisar a segurança do local que está frequentando;

• Evite frequentar locais de alta exposição, divirta-se em casa ou em local seguro, na companhia de pessoas de confiança.

Fonte: JTNEWS

Comentários