Policiais Penais começam a ser vacinados contra a COVID-19 no Pará e são os primeiros no País
"Embora não foi contemplada toda a categoria Policial Penal nessa primeira etapa, não podemos deixar de reconhecer que é um grande feito", observou o presidente do SINPOLPEN-PAO Estado do Pará começou neste sábado (20/3) a vacinar os profissionais de segurança pública, e os policiais penais são os primeiros no Brasil a serem vacinados contra COVID-19. A campanha de vacinação é fundamental para o combate ao novo Coronavírus.

No Sistema Prisional do Pará a vacinação dos policiais penais começou pelos operacionais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-PA) e aconteceu no Quartel de Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado.
560 doses do imunizante da Universidade de Oxford/AstraZeneca disponibilizada à Secretaria à qual os policiais penais são vinculados, representa a vacinação de 30% do contingente da parte operacional que tem exposição contínua com o público.

Os primeiros profissionais a serem imunizados durante esta etapa foram os agentes operacionais da Assessoria de Segurança Institucional (ASI), Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME), Comando de Operações Penitenciárias (COPE), brigada hospitalar, Central de Triagem de Marambaia, Central de Recuperação de Condenados (CRCO), o Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB) e agentes de portaria lotados da Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura.

De acordo com Leone Rocha, diretor de Assistência Biopsicossocial (DAB) da Seap-PA, é gratificante a inicialização da vacinação a esses funcionários que mantém um trabalho contínuo durante a pandemia, sendo um dos públicos mais expostos ao vírus. "A necessidade de imunização dos servidores é fundamental para vencermos a pandemia", acrescenta.

Para o policial penal Luan Santos, da CT de Marambaia, estar imune à COVID-19 é uma garantia para a própria saúde e das demais pessoas ao nosso redor. "A importância de ficar imune é para não contaminar a população, principalmente do grupo de risco. Muito bom estar imune desse vírus", celebra o policial, que em breve deve tomar a segunda dose da vacina.
Este é o primeiro dia de vacinação da categoria na região metropolitana de Belém. Servidores da área de saúde já receberam a primeira dose das vacinas com o imunizante em unidades penais do Estado, por meio de parcerias com as secretarias municipais.
Na próxima segunda-feira (22/3), será a vez dos agentes operacionais do Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua a serem vacinados.

O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Pará (SINPOLPEN-PA), Rosivan de Jesus Santos, falou ao JTNEWS da alegria de presenciar esse momento histórico, "que, embora não foi contemplada toda a categoria Policial Penal, não podemos deixar de reconhecer que é um grande feito; agora é o governo do Estado continuar as ações para que todos os policiais penais [das mais diversas Unidades Prisionais] sejam imunizados por meio da vacina contra essa doença terrível que já tirou a vida de tantos coelgas no Sistema Penitenciário paraense", declarou o dirigente sindical dos Policiais Penais do Pará, Rosivan Santos.
Fonte: JTNEWS com informações do SEAP-PA
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Justiça nega liberdade a acusados de assassinar jovem grávida na zona norte de Teresina
-
Segurança Pública Polícia deflagra operação e prende acusadas de espancar influencer em Teresina
-
Segurança Pública DRACO deflagra operação e cumpre 13 mandados contra o Bonde dos 40 em Teresina
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Segurança Pública Homem invade restaurante e mata adolescente na frente do namorado em Floriano
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Geral Michelle Bolsonaro processa piauiense após ser chamada de “ex-garota de programa”
-
Política Ex-prefeito de Amarante é multado por falta de transparência em licitações