Policiais Penais começam a ser vacinados contra a COVID-19 no Pará e são os primeiros no País

"Embora não foi contemplada toda a categoria Policial Penal nessa primeira etapa, não podemos deixar de reconhecer que é um grande feito", observou o presidente do SINPOLPEN-PA

O Estado do Pará começou neste sábado (20/3) a vacinar os profissionais de segurança pública, e os policiais penais são os primeiros no Brasil a serem vacinados contra COVID-19. A campanha de vacinação é fundamental para o combate ao novo Coronavírus.

Foto: Divulgação SEAP-PAProfissional da Saúde do Pará prepara 1ª dose de vacina aos Policiais Penais do Estado
Profissional da Saúde do Pará prepara 1ª dose de vacina aos Policiais Penais do Estado

No Sistema Prisional do Pará a vacinação dos policiais penais começou pelos operacionais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-PA) e aconteceu no Quartel de Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado.

560 doses do imunizante da Universidade de Oxford/AstraZeneca disponibilizada à Secretaria à qual os policiais penais são vinculados, representa a vacinação de 30% do contingente da parte operacional que tem exposição contínua com o público. 

Foto: Divulgação SEAP/PAPoliciais Penais aguardam ansiosos para a vacinação
Policiais Penais aguardam ansiosos para a vacinação

Os primeiros profissionais a serem imunizados durante esta etapa foram os agentes operacionais da Assessoria de Segurança Institucional (ASI), Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME), Comando de Operações Penitenciárias (COPE), brigada hospitalar, Central de Triagem de Marambaia, Central de Recuperação de Condenados (CRCO), o Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB) e agentes de portaria lotados da Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura.

Foto: Divulgação SEAP/PAPolicial Penal paraense toma 1ª dose de vacina contra COVID-19
Policial Penal paraense toma 1ª dose de vacina contra COVID-19

De acordo com Leone Rocha, diretor de Assistência Biopsicossocial (DAB) da Seap-PA, é gratificante a inicialização da vacinação a esses funcionários que mantém um trabalho contínuo durante a pandemia, sendo um dos públicos mais expostos ao vírus. "A necessidade de imunização dos servidores é fundamental para vencermos a pandemia", acrescenta.

Foto: divulgaçãoJarbas Vasconcelos: impõe jornada de trabalho de 72 horas semanais que viola a dignidade humana
Jarbas Vasconcelos comemora vacinação de Policiais Penais paraenses

Para o policial penal Luan Santos, da CT de Marambaia, estar imune à COVID-19 é uma garantia para a própria saúde e das demais pessoas ao nosso redor. "A importância de ficar imune é para não contaminar a população, principalmente do grupo de risco. Muito bom estar imune desse vírus", celebra o policial, que em breve deve tomar a segunda dose da vacina.

Este é o primeiro dia de vacinação da categoria na região metropolitana de Belém. Servidores da área de saúde já receberam a primeira dose das vacinas com o imunizante em unidades penais do Estado, por meio de parcerias com as secretarias municipais.

Na próxima segunda-feira (22/3), será a vez dos agentes operacionais do Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua a serem vacinados.

Foto: Ascom/SinpolpenMobilização do SINPOLPEN-PA
Presidente Rosivan de Jesus do SINPOLPEN-PA, entre deputados na ALEPA, na luta em defesa dos Policiais Penais

O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Pará (SINPOLPEN-PA), Rosivan de Jesus Santos, falou ao JTNEWS da alegria de presenciar esse momento histórico, "que, embora não foi contemplada toda a categoria Policial Penal, não podemos deixar de reconhecer que é um grande feito; agora é o governo do Estado continuar as ações para que todos os policiais penais [das mais diversas Unidades Prisionais] sejam imunizados por meio da vacina contra essa doença terrível que já tirou a vida de tantos coelgas no Sistema Penitenciário paraense", declarou o dirigente sindical dos Policiais Penais do Pará, Rosivan Santos.

Fonte: JTNEWS com informações do SEAP-PA

Comentários