Polícia Federal deflagra 4ª fase da Operação Faroeste, em Salvador na Bahia
Buscas a apreensões deflagradas nesta fase têm o propósito de encontrar provas do crime de a apreensões deflagradas nesta fase têm o propósito de encontrar provas do crime de lavagem de dinheiroSalvador/BA – A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (19/12), a 4ª fase da Operação Faroeste cujo objetivo é a desarticulação de possível esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais, por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, além de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico influência.

Nesta fase estão sendo cumpridos, em Salvador, mais quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça - STJ, com o objetivo de obter provas complementares da possível lavagem de ativos.
São alvos de busca os endereços de um joalheiro e de um advogado, cujos negócios teriam sido utilizados como mecanismo de circulação de bens e valores obtidos de forma ilícita.
Investigações envolvendo o TJ da Bahia cumprem novos mandados em Salvador
As investigações que apuram crimes como a venda de sentença por parte de desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) tiveram nova fase ostensiva nesta quinta-feira (19). Em atendimento a pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Salvados (BA). Os alvos são pessoas ligadas a dois dos principais envolvidos no esquema criminoso. O objetivo, desta vez, é recolher provas da prática de lavagem de dinheiro.
Batizada de Estrelas de Nêutrons, esta etapa do trabalho foi autorizada pelo relator do inquérito no Superior Tribunal de Justiça (stj), ministro Og Fernandes. Ao solicitarem as medidas cautelares, a PGR e a Polícia Federal – que executou os mandados – apresentaram indícios de que um advogado e um joalheiro integravam a organização criminosa, facilitando o “branqueamento” do dinheiro arrecadado no esquema.
Mais sobre o caso - As buscas desta quinta-feira configuram a terceira etapa da Operação Faroeste. Desde novembro deste ano - quando ocorreu a primeira fase - já foram decretadas prisões preventivas, afastamento de cargo de desembargadores envolvidos, além da apresentação de denúncia contra 15 pessoas, sendo oito magistrados. Os investigadores apuram a participação dos representantes do Judiciário em um esquema para garantir a posse e a propriedade ilegal de terras na região oeste da Bahia. Em troca de decisões judiciais favoráveis aos integrantes do núcleo econômico do esquema, os magistrados receberam vantagens indevidas.
Fonte: MPF/PF
Comentários
Últimas Notícias
-
Saúde Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026
-
Segurança Pública Ex-chefe de gabinete do Dr. Pessoa presta depoimento à polícia sobre esquema de corrupção
-
Geral Idoso de 85 anos sofre traumatismo craniano após ser atropelado na BR 222 em Batalha (PI)
-
Geral Dois homens morrem esmagados após caminhão carregado de madeira capotar em Castelo do Piauí
-
Geral Prefeitura de Manoel Emídio é alvo de inspeção do TCE-PI e ex-prefeita é multada por falhas em processos licitatórios
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral A criança que deixei na estrada
-
Geral Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF dias após entregar cargo a Fachin
-
Bem Estar O mês do laço cor-de-rosa: Cuidar de si também é um ato de amor
-
Geral Polícia Federal investiga quadrilha acusada de causar rombo de R$ 19 milhões na Caixa Econômica no Piauí
-
Política Empresa denuncia Prefeitura de Teresina por licitação com diferença de R$ 17 milhões