Polícia Civil do Piauí deflagra operação e cumpre mandatos em Teresina (PI)

A Operação “X” é voltada ao ataque à associações criminosas que praticam crimes financeiros

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da DRCI – Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, com apoio da GPE – Gerência de Polícia Especializada e DINTE/SSP - Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, deflagrou a fase ostensiva da Operação “X” nessa última quinta-feira (29/04) com o cumprimento de mandados de prisão temporária, busca e apreensão e sequestro de bens na cidade de Teresina (PI).

Foto: Divulgação/Polícia Civil do PiauíViatura da Polícia Civil
Viatura da Polícia Civil

A investigação foi iniciada ainda no ano de 2020, quando um cidadão, morador da zona norte da cidade, praticava golpes online, e se identificava como "Branco".O criminoso recebia os pagamentos e as informações dos serviços e logo após bloqueava as vítimas, não realizado o pedido. 

“O golpe consistia no principal investigado, ao se apresentar em redes sociais como suposto hacker e até mesmo suposto “pai de santo” para oferecer “serviços” a suas potenciais vítimas. Falsa promessa, porque esses serviços nunca eram realmente prestados, segundo os relatos das vítimas. Pois ele bloqueia as vítimas logo após receber pagamentos em dinheiro", relata o Delegado Anchieta Nery, titular da DRCI.

Ao todo foram identificadas vítimas nos 27 estados da federação. Para a realização dos crimes, o hacker se associava a diversos familiares, que logo depois de serem investigados, acabaram confessando a prática dos crimes em interrogatório policial.

Na deflagração da Operação “X”, foram deferidos três mandados de prisão temporária, 1 cautelar diversa da prisão, 5 mandados de busca e apreensão, e o sequestro de bens obtidos como proveito do crime – imóveis, veículos, demais ativos financeiros, que em 2020 totalizaram em torno de 2 milhões de reais.

Em nota, a Polícia Civil alerta que é constante o anúncio na internet de serviços que nunca serão prestados, ou a venda de produtos que não existem e que o cidadão deve sempre estar atento ao usar as redes sociais e internet para realizar contratações, divulgações de informações pessoais.

Fonte: JTNEWS

Comentários