Polícia Civil do DF prende hacker suspeito de invadir sites do governo do Piauí

Na ação criminosa, os envolvidos alteraram páginas da internet ligadas à prestação de serviços públicos, inserindo figuras e dizeres ligados à invasão da Federação Russa junto ao território da Ucrânia

Nessa sexta-feira (08/07), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) efetuou a prisão de um hacker suspeito de integrar um grupo criminoso responsável pela invasão de servidores de sites institucionais do Governo do Piauí e de outros estados durante a Operação Cybermáfia, na cidade de Curitiba, no Paraná. 

Foto: Divulgação/PCDFPolícia prende hacker suspeito de invadir site do governo do Piauí
Polícia prende hacker suspeito de invadir site do governo do Piauí

Na investigação, conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) com o apoio da Seção de Perícias em Informática e do Instituto de Criminalística, a polícia conseguiu identificar o local de origem da invasão do site do Governo do Distrito Federal, que motivou o pedido de busca e apreensão. 

Conforme a polícia, o mesmo grupo é investigado pela Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí. Na ação criminosa, os envolvidos alteraram páginas da internet ligadas à prestação de serviços públicos, inserindo figuras e dizeres ligados à invasão da Federação Russa junto ao território da Ucrânia. 

Esse tipo de invasão é conhecido como defacement ou deface, termos de origem inglesa, que se relacionam ao ato de modificar ou danificar a superfície ou aparência de algum objeto.

Fonte: JTNEWS com informações da PCDF

Comentários