Polícia Civil deflagra Operação Inventário e cumpre mandados contra advogados, empresários e servidores públicos

Os alvos dessa operação são acusados de crimes de estelionato e lavagem de dinheiro em ações de inventário fraudulentas

A Polícia Civil do Estado do Piauí, com apoio da DINTE/SSP - Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, deflagrou na manhã dessa quarta-feira (26/05) a fase ostensiva da Operação Inventário, que tem como objetivo cumprir 11 mandados de prisão, 8 mandados busca e apreensão e bloqueio judicial de bens obtidos como proveito do crime.

Foto: Kayo Teles/JTNEWSDelegacias Especializadas de Polícia Civil
Delegacias Especializadas de Polícia Civil


Investigação

Advogados, empresários e servidores públicos que concorreram para a prática crimes de estelionato e lavagem de dinheiro são alvos dessa fase.

A investigação se iniciou ainda no ano de 2020, presidida pelos Delegados Matheus Zanatta, Anchieta Nery e Yan Brayner. A Polícia Civil foi notificada de uma possível fraude em um processo de inventário protocolado em Demerval Lobão (PI).

Segundo os policiais, os advogados usavam documentos falsos e narravam fatos inexistentes em ações de inventário fraudulenta para alcançar o patrimônio de um cidadão falecido no estado do Paraná. 

Após o início da investigação a Polícia Civil identificou que o mesmo grupo estava envolvido em tentativas de fraude de execuções fiscais, homologação de acordos trabalhistas e outras ações judiciais, em outras comarcas, tudo com objetivo de violar o patrimônio de pessoas falecidas.

A policia estima que as fraudes até então identificadas tenham rendido aproximadamente R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) à organização criminosa. Novos inquéritos serão instaurados para investigar possíveis novas fraudes praticadas com o mesmo modus operandi.

Ação policial recebeu o apoio das polícias civis dos estados de São Paulo, Paraná e Paraíba e o suporte logístico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas.

Primeiros presos

Um advogado identificado como Elano Lima Mendes e Silva, proprietário do escritório Lima & Mendes Advocacia, foi preso nessa manhã, durante a operação. Ele é acusado de estelionato e lavagem de dinheiro.

A esposa de Elano, que também é advogada, Liana Erika de Sousa foi presa na residência do casal, onde a Polícia Civil apreendeu uma pistola e cerca de R$ 30 mil em dinheiro.

Fonte: JTNEWS

Comentários