Polícia Civil cumpre mandados contra empresários em Teresina, José de Freitas e Barras (PI)

A investigação apura a suposta prática dos crimes de fraude à licitação, associação criminosa, e desvio de recursos públicos envolvendo contratações do município de Batalha (PI)

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou nesta manhã (25/05) a Operação Entrelaçados, que dá cumprimento a mandados de busca e apreensão contra 7 empresas, residências de empresários e de três agentes públicos. A ação policial conta com o  apoio do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e a Controladoria Geral da União (CGU).

Foto: Divulgação/Polícia Civil do PiauíViatura da Polícia Civil
A operação feita pela Policia Civil cumpre 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, José de Freitas e Barras.

A investigação apura a suposta prática dos crimes de fraude à licitação, associação criminosa, e desvio de recursos públicos envolvendo contratações do município de Batalha (PI), que fica a cerca de 164 km de distância de Teresina. As irregularidades encontradas estão na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), suprimentos hospitalares, medicamentos e testes rápidos para detecção da COVID-19.

Segundo as informações passadas pela DECCOR e pelos órgãos de controle, as empresas alvos da operação possuem estreita ligação entre si, algumas dividindo inclusive o mesmo endereço, e sendo administradas por familiares próximos. Dados apontam que elas venceram licitações de 2017 a 2020, recebendo entre R$ 3 e 4 milhões de reias por ano só do município de Batalha.

Aparentemente as empresas não possuem capacidade operacional para o fornecimento dos materiais licitados (material de limpeza, papelaria e medicamentos). Uma delas não possui nenhum funcionário contratado. Também há suspeita de combinação de preços entre os licitantes para escolha dos vencedores.

A operação feita pela Policia Civil hoje, cumpre 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, José de Freitas e Barras. O nome da operação é uma referência ao estreito laço familiar mantido entre os supostos empresários e suas empresas.

Fonte: JTNEWS

Comentários