PMPI promove testagem em massa do efetivo para COVID-19

Em Teresina, o Hospital da Policia Militar do Estado do Piauí irá fornecer o suporte técnico operacional para a testagem dos colaboradores das unidades policiais militares

O Comando Geral da PMPI está convocando todos os Comandantes de Unidades Policiais Militares da capital e do interior, assim como Diretorias, Hospital da Polícia Militar, Corregedoria, Quartel do Comando Geral e Centro da Assistência Integral à Saúde para participarem de testagem em massa para COVID-19.

Foto: ascom SSPEfetivo ativo da capital e do interior receberão testes
Efetivo ativo da capital e do interior receberão testes

O Tenente-coronel Sá Júnior, a partir de hoje (28), estará realizando a entrega dos testes por meio dos Grandes Comandos ou pessoalmente a cada comandante de OPM. Esses testes devem ser cautelados, conforme as OPMs e na quantidade constante na relação de efetivo por unidade.  

Em Teresina, o Hospital da Policia Militar do Estado do Piauí irá fornecer o suporte técnico operacional para a testagem dos colaboradores das unidades policiais militares.

Consequentemente, o HPM elaborou e encaminhou uma planilha conforme data, turno e horário, para que o PM seja atendido e não venha a gerar aglomeração neste nosocômio.

A lista preenchida pelas unidades devem ser enviadas para dois e-mails: [email protected] e [email protected]. As unidades deverão encaminhar os testes de COVID-19 à farmácia do HPM no dia anterior à data em que serão aplicados.

Foto: ascom SSPTestes para a COVID-19
Testes para a COVID-19

Desse modo, para as OPMs da capital, é necessários que os seus respectivos comandantes entrem em contato com a administração do HPM para o agendamento dos atendimentos de seus efetivos.

O HPM enfatiza que os policiais militares lotados em Teresina devem se dirigir ao hospital para realizarem os testes apenas em data e horário estabelecidos previamente em planilha encaminhada pelo comandante da sua respectiva unidade. Este será o procedimento padrão para os policiais assintomáticos, que só serão atendidos nessas condições.

Por outro lado, para os policiais com sintomas e suspeita de COVID-19, o Hospital da PM ressalva que não é necessário passar por todos os protocolos acima explanados.

Neste caso, o policial deve imediatamente procurar o serviço de triagem do HPM, que possui profissionais de saúde disponíveis para atendimentos e testes 24h por dia em pessoas sintomáticas.

Nas cidades do interior, a aplicação dos testes nas sedes de Batalhões e suas Companhias, incorporadas com seus respectivos GPMs, será de responsabilidade do comandante da OPM, que deverá estabelecer parcerias com os membros da Saúde Pública Municipal e/ou Estadual (UBS, UPA, HOSPITAIS) a fim de apoiarem e agilizarem os testes de todos os policiais.

Os comandos das Companhias Destacadas e seus respectivos GPMs devem adotar o mesmo procedimento.

O Comandante Geral da PMPI enfatiza que fica terminantemente proibido o pagamento do Kit Test para COVID-19 à pessoa individual do PM, devendo o teste ser aplicado por profissional de saúde capacitado, indicado pelo comandante da OPM.

Ressalta-se ainda a todos os gestores e comandantes da PMPI da capital e do interior que os testes só devem ser aplicados por profissionais de saúde aptos para tal finalidade, que devem inserir os resultados no link abaixo: 

PLANILHA DO GOOGLE FORMS DA SESAPI - TESTE RÁPIDO PARA COVID-19 • PIAUÍ

Fonte: JTNEWS com informações da PMPI

Comentários