PM já orientou mais de 100 estabelecimentos comerciais sobre o isolamento social em Teresina

Bares, lojas e restaurantes foram fechados e pedestres e ciclistas alertados acerca da importância de ficar em casa

Com o intuito de contribuir para que o Piauí continue entre os estados do Brasil com melhor índice de isolamento social, segundo levanto da Empresa In Loco.

Foto: Governo do PiauíPMs fecham comércio por conta do Coronavírus
PMs fecham comércio por conta do Coronavírus

A Polícia Militar tem atuado de forma rigorosa para orientar a população sobre a importância das pessoas evitarem a circulação ou qualquer atividade que leve à aglomeração, o que facilita a transmissão do Novo Coronavírus.

Relatório divulgado nesse sábado (4), pela Coordenação Geral de Operações, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano II do 6º Batalhão da Polícia Militar, que atua da zona sul de Teresina, aponta que 96 estabelecimentos comerciais que estavam abertos, desobedecendo às normais das autoridades públicas, foram fechados no sábado, após ação da PM.

Além disso, 75 pessoas que estavam na rua foram abordadas pela corporação para retornarem para as suas casas.

Na operação, 28 PMs orientaram 38 lojas comerciais, 41 bares e 17 restaurantes, que estavam abertos mas logo encerraram suas atividades após a abordagem. Os policiais também conversaram com 33 pedestres, quatro ciclistas, 22 motociclistas e 16 motoristas no mesmo dia.

No entanto, alguns estabelecimentos resistiram à orientação e precisaram ser fechados por meio do uso da força. Se enquadraram nessa circunstância 16 lojas, oito bares e dois restaurantes. Um dos comércios fechado assinou um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).

O coronel Lindomar Castilho, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, lamentou que ainda há muitas pessoas que ignoram a gravidade da COVID-19.

“Durante a conversa, muitos empresários alegam que não vão pegar a doença e que há um exagero sobre o vírus. No entanto, temos que manter o decreto em vigor e, ainda assim, só podem ficar abertos os estabelecimentos essenciais”, contou o coronel.

Castilho afirmou que diariamente a PM está na rua orientando a população sobre a necessidade do isolamento social, e também tem utilizado carro de som para falar sobre o assunto.

Em cada dia da semana, a PM escolhe uma zona. Na última sexta-feira, foi a zona leste. No sábado, a zona sul. E assim por diante, até começar novamente.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Comentários