Piauiense, defensor público federal, Rômulo Plácido é agraciado com a medalha 'Grão Colar' da DPU

A Defensoria Pública da União homenageou defensores públicos que dirigiram a Instituição, além de outras importantes personalidades que atuaram na consolidação da Defensoria e da assistência jurídica

A cerimônia de agraciamento da Ordem do Mérito da Defensoria Pública da União, ocorreu nessa quarta-feira (1º/12), e homenageou autoridades que atuaram para o avanço e a consolidação da instituição e da assistência jurídica no Brasil. A qual aconteceu durante o Encontro Nacional de Alinhamento Estratégico, que acontece em Brasília até o final desta sexta-feira (03/12).

Conforme a DPU, a Ordem do Mérito da DPU destina-se a agraciar pessoas ou entidades que tenham contribuído de forma excepcional e destacada para o aprimoramento e a consolidação da Defensoria, além de amparar a assistência jurídica às pessoas vulneráveis. A condecoração é constituída de quatro graus: Grão-Colar, Grã-Cruz, Comendador e Defensorial, conferidos de acordo com os cargos e as funções máximas ocupadas por agraciados e agraciadas.

Durante a cerimônia, foram homenageados com a medalha de Grão-Colar os ex-defensores públicos-gerais federais Antônio Jurandy Rosa, Carlos Eduardo Paz, Eduardo Flores Vieira, Gabriel Faria Oliveira, Haman Tabosa de Moraes e Córdova e José Rômulo Sales; o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto; os ex-senadores Antônio Carlos Valadares, Carlos Mauro Cabral Benevides, Romero Jucá Filho, Vanessa Grazziotin; os ex-deputados Amauri Teixeira e Valtenir Luiz Pereira. A ex-defensora federal Luciene Strada de Oliveira recebeu as comendas de Grã-Cruz e Defensorial.

"Nessa homenagem prestada, e a partir do vosso exemplo, reforça-se a nossa fé na vida e nas instituições democráticas. Acima de tudo, exaltamos os seus exemplos de dedicação profissional e respeito aos valores republicanos. Vossas Excelências foram e são essenciais para a construção de uma corajosa cultura jurídica", afirmou o defensor público-geral federal, Daniel Macedo, na abertura da cerimônia.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSDefensor público-geral federal, Daniel Macedo ao lado do homenageado Rômulo Plácido
Defensor público-geral federal, Daniel Macedo faz a entrega do Grão Colar ao homenageado Rômulo Plácido

O ex-defensor público-geral federal, Rômula Plácido [período de 8/2009-08/2011], escolhido em lista tríplice pelo então presidente da República Luiz Inpacio Lula da Silva, falou ao JTNEWS acerca da importante homengem: 

"Esse reconhecimento institucional é recebido com muita alegria e entusiasmo porque foi a honra da minha vida exercer o cargo máximo da minha instituição com muito zelo, probidade e incansável dedicação, sobretudo com o imenso desafio da implantação do órgão em diversos estados da Federação, enfrentando situações bastante adversas", pontuou Rômulo Plácido que atua na DPU no Piauí, onde também a representa no Conselho Penitenciário do Estado.

Durante a solenidade, também foi agraciado com as medalhas Grão-Colar e Defensorial Walter Fernando França, pentaneto do advogado autodidata Luiz Gama (1830-1882). Ex-escravo, Luiz Gama é considerado precursor do abolicionismo e importante líder da causa no Brasil. Também se destacou como advogado, jornalista e poeta.

Foto: DPU/DIVULGAÇÃOOrdem do Mérito da Defensoria Pública da União
Ordem do Mérito da Defensoria Pública da União

"A vida e obra de Luiz Gama nos permitem compreender os mecanismos de subordinação impostas às pessoas negras pelos grupos hegemônicos no Brasil imperial do século XIX e nos trazem à memória um tema que insiste em permanecer, assim como feridas que resistem a cicatrizar, mas também nos inspiram e nos orientam em relação às virtudes que, como defensores que somos, devemos manter nos processos de luta por igual dignidade", destacou o diretor da Escola Nacional da DPU (Enadpu), Cesar de Oliveira Gomes.

Fonte: JTNEWS

Comentários