Piauí terá indústria de produção de hidrogênio verde na ZPE de Parnaíba
O projeto inclui, ainda, a implantação de uma planta solar em Buriti dos Lopes, com previsão de início das obras para 2024.O Piauí deu mais um importante passo para se tornar um dos principais produtores de hidrogênio verde no mundo. Na última sexta-feira (29), o governador Rafael Fonteles anunciou que o grupo Solar Outdoor Media irá instalar uma unidade de produção de hidrogênio verde e amônia verde, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no litoral piauiense.

Durante a reunião com o CEO da Solar Outdoor Media, Luciano Guido, foi anunciado, ainda, que o grupo alemão avançou com o seu projeto de produção de energia solar em Buriti dos Lopes. A expectativa é de que as obras de implantação da planta sejam iniciadas em 2024 e empreguem mais de 1.800 pessoas de Buriti e região.
Inicialmente, a planta solar de Buriti dos Lopes terá potencial de produção de 940 Megawatts (MW) de energia, podendo chegar a até 3 Gigawatts (GW), o que lhe tornaria o maior projeto da América Latina em produção de energia solar.
A energia produzida no município será encaminhada até a indústria, em Parnaíba, de forma que seja realizada a produção de hidrogênio e amônia e estes sejam exportados até a Alemanha.
Segundo o governador Rafael Fonteles, o projeto é um grande passo para a transição energética no Piauí. "Um projeto bilionário muito importante ao nosso estado, que busca ser líder mundial na produção de hidrogênio verde e, a partir disso, trazer desenvolvimento ao Piauí", disse.
O CEO Luciano Guido destacou a sua felicidade com os avanços nas tratativas com o Governo do Piauí. "Estamos felizes e entusiasmados. Nós percebemos a visão que o governador tem para o estado no que diz respeito à transição energética e novas tecnologias. Então, estamos comprometidos para que tudo isso se torne realidade e contribuamos com o desenvolvimento do Piauí", destacou.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Vacinação contra a raiva nas zonas Sul e Sudeste acontece sábado (09)
-
Piauí Vendedora é esfaqueada por ex-marido no bairro Parque Piauí
-
Piauí Polícia Civil realiza prisões pelos crimes de homicídio qualificado e estupro de vulnerável
-
Piauí Idosa de 65 anos é estuprada por dois jovens em Alegrete do Piauí
-
Justiça Ministério da Justiça já prepara indulto natalino a ser assinado por Lula
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Eventos Morre em Fortaleza (CE) aos 97 anos, Pe. Pedro Maione; ele foi 1º pároco do Cristo Rei e fundou o Museu Dom Avelar
-
Justiça TSE aprova lista tríplice com nome de Fábio Viana para vaga de juiz substituto no TRE-PI
-
Segurança Pública Há 4 anos nascia a Polícia Penal no texto da Constituição Federal; AGEPEN-PI reivindica sua regulamentação no Piauí
-
Piauí Mulher é encontrada morta em piscina dentro do condomínio Terras Alphaville
-
Piauí Natural de Jaicós, empresário Lourisvaldo Carvalho morre aos 59 anos