Piauí será o primeiro estado do Brasil a aderir ao plano nacional Novo Viver Sem Limite

O Novo Viver Sem Limite visa promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência

O Piauí está prestes a se tornar o primeiro do Brasil a aderir ao plano nacional Novo Viver Sem Limite, que busca promover diversas ações e políticas públicas voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência. O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, esteve reunido em Brasília, nessa segunda-feira (26), com representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) para discutir a adesão do estado ao projeto.

Foto: Divulgação / Governo EstadualMauro Eduardo, Secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, à direita, durante reunião em Brasília, discutindo a adesão do estado ao projeto Novo Viver Sem Limite
Antônio José Ferreira, coordenador geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Mauro Eduardo, Secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, durante reunião em Brasília, discutindo a adesão do estado ao projeto Novo Viver Sem Limite

O Novo Viver Sem Limite, lançado no ano passado pelo presidente Lula, é coordenado pelo MDHC, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e tem como objetivo destinar cerca de R$ 6,5 bilhões para financiar redes de políticas públicas em todo o país voltadas para pessoas com deficiência.

Mauro Eduardo anunciou que o lançamento do Novo Viver Sem Limite no estado está previsto para o próximo mês de março e destacou a importância dessa adesão pioneira. "Nós seremos o primeiro estado a aderir ao Novo Viver Sem Limite, onde apresentaremos políticas públicas na área de inclusão das pessoas com deficiência, em parceria com vários ministérios", afirmou o secretário.

Dentre as ações previstas para o Piauí, destacam-se a implantação de salas de recursos multifuncionais em diversas escolas estaduais, a construção de novos Centros Especializados em Reabilitação, oficinas ortopédicas, e a capacitação e qualificação profissional de aproximadamente 600 pessoas com deficiência do estado.

O coordenador geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, que esteve presente na reunião, destacou que o estado contará com equipes capacitadas para a aplicação da avaliação biopsicossocial de pessoas com deficiência, tornando-se referência na execução das ações do plano.

O Novo Viver Sem Limite visa promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência, e de suas famílias, enfrentando as barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania. A primeira etapa do plano contará com noventa e cinco ações ao longo de quatro anos, sendo revisto anualmente.

A elaboração e o monitoramento do plano foram realizados de forma participativa, envolvendo a sociedade civil e órgãos públicos de todas as regiões do Brasil, com a contribuição significativa do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI).

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários