Piauí registou abertura de 28,5 mil novas empresas de janeiro a novembro deste ano
Os dados refletem um crescimento de 4,44% em relação a 2023, quando foram registrados 27.328 novos negócios.O Piauí continua em evidência no cenário nacional do empreendedorismo, com um aumento no número de empresas abertas no estado em 2024. Segundo o levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), entre janeiro e novembro deste ano foram abertas 28.541 empresas, representando um crescimento de 4,44% em relação a 2023, quando foram registrados 27.328 novos negócios.

Os números reforçam a importância da Jucepi como uma instituição estratégica para o fortalecimento econômico do Piauí, destacando seu papel na promoção da inovação e na geração de novas oportunidades. Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o aumento na abertura de empresas reflete o avanço da economia estadual e a confiança dos empreendedores no potencial do mercado local.
“A gente percebe novas oportunidades, principalmente para os jovens, porque, quando novas empresas são constituídas, com certeza surgem novas vagas formais no mercado. Assim, quando um estado apresenta crescimento na abertura de empresas, isso demonstra que a economia está se fortalecendo e que as oportunidades estão aumentando”, disse a gestora.
Ainda conforme o levantamento, a capital Teresina permanece na liderança quanto à abertura de novas empresas. Somente entre janeiro e novembro, foram registrados 13.731 novos negócios, um aumento de 7,47% em comparação a 2023. Além disso, outros municípios como Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri se destacam como importantes polos de crescimento.
O setor do comércio continua sendo a principal atividade econômica, com 9.929 novas empresas abertas, seguido pelos setores de alojamento e alimentação, que registraram 2.644 novos negócios. Já o setor de transporte, alimentação e correio apresentou um expressivo crescimento de 21,54% em relação ao ano anterior, com a abertura de 2.466 empreendimentos. Esses números refletem o espírito empreendedor do povo piauiense e a diversidade econômica que impulsiona o desenvolvimento do estado.
A Jucepi, alinhada à gestão do governador Rafael Fonteles, vem consolidando ações que fomentam a economia e facilitam a formalização de novos negócios. O foco na simplificação de processos e na oferta de um ambiente ágil e seguro tem sido essencial para o fortalecimento do empreendedorismo no estado.
Esse compromisso conjunto, aliado à modernização proporcionada pelo Gov.Pi Empresas, é um diferencial que coloca o Piauí em evidência no cenário nacional. A melhoria contínua do ambiente de negócios é o alicerce para o crescimento sustentável e para a geração de empregos e oportunidades, fortalecendo o estado como referência no desenvolvimento econômico.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça condena banco por empréstimo não autorizado em nome de idosa no Piauí
-
Geral Jovem de 19 anos desaparece após se afogar no Rio Parnaíba em Madeiro
-
Política Prefeitura de Manoel Emídio é penalizada por realizar concurso com 14 cargos sem previsão em lei
-
Política Prefeitura de Dom Inocêncio é alvo de medida cautelar por contrato suspeito de mais de R$ 13 milhões
-
Segurança Pública PM faz buscas a acusados de atirar em casal durante tentativa de assalto no Parque Brasil
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Prefeito de Simões tem contas bloqueadas por omissão na prestação de contas públicas
-
Geral Da tragédia à esperança: eis que nasce a turma “Dom Aloísio Lorscheider!” Por Augusto César Coutinho
-
Justiça Justiça do Piauí declara nulo contrato de cartão consignado de servidor público
-
Geral Adolescente de 15 anos que estava desaparecida é encontrada na zona sul de Teresina
-
Política Merlong Solano critica apoio de petistas a Ciro Nogueira: “É incoerente com a estratégia do PT”