Piauí irá implementar primeiro curso técnico em Defesa Civil do Nordeste
O curso ofertará, inicialmente, 300 vagas anuais, divididas em duas turmas de 150 alunos por semestre.A Secretaria da Defesa Civil (Sedec) e a pró-reitoria de ensino do Instituto Federal do Piaui (IFPI) estão trabalhando para a implantação do primeiro curso técnico em Defesa Civil do Nordeste. Esse importante passo vai de encontro com a demanda dos sistemas estaduais e municipais da defesa civil para a capacitação dos seus quadros em um contexto de desafios advindos, principalmente das mudanças climáticas.

Segundo o diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, o IFPI e a Sedec estão fortalecendo o diálogo com os secretários, superintendentes e coordenadores estaduais das defesas civis do Nordeste, com vistas a fortalecer o processo formativo no âmbito regional. “Boa parte dos agentes de defesa civil não tem uma qualificação adequada, principalmente no que tange à gestão de riscos e desastres. Na maioria das vezes, tem uma visão clara da resposta, mas não tem, por exemplo, o ciclo completo de defesa civil, a prevenção, a mitigação, a preparação e a reconstrução”, ressalta.
Werton Costa explica ainda que cada região brasileira tem um polo para a difusão das boas práticas e do conhecimento de proteção e defesa civil e, no Piauí, o IFPI ocupará esse protagonismo, sendo o polo regional de ensino. “Assim, jovens estudantes e profissionais da defesa civil dos diferentes estados nordestinos, da Bahia ao Maranhão, do Rio Grande do Norte ao Piauí, estarão presentes em aqui para fazer esse curso que vai qualificar o sistema de defesa civil do Nordeste. É o Piauí ocupando uma posição de vanguarda e difundindo as boas práticas para tornar o sistema regional de defesa civil mais capacitado, mais eficiente, mais presente na vida dos estudantes”, ressalta.
O curso iniciará no formato de Ensino à Distância (EAD), com encontros presenciais a cada semestre. O curso ofertará, inicialmente, 300 vagas anuais, divididas em duas turmas de 150 alunos por semestre. Dentro dessas vagas, 50% serão destinadas às unidades civis estaduais e municipais. O processo de seleção será ainda definido.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça mantém decisão que obriga LATAM a transportar insumo vital para tratamento de câncer no Piauí
-
Política STF inicia votação após sustentações de réus no processo sobre tentativa de golpe de Estado
-
Política Trama golpista: 2º dia de julgamento no STF tem defesa de Bolsonaro
-
Segurança Pública Acusado de três homicídios é baleado em troca de tiros com policiais durante operação em Teresina
-
Segurança Pública PM captura duas pessoas com drogas após denúncia em Uruçuí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política PRECATÓRIOS: Advogado-Geral da União do governo Lula dá parecer pela derrubada de leis de Rafael Fonteles (PT-PI)
-
Segurança Pública Acusado de matar ex-mulher e vereador, usou arma da GCM para cometer o crime
-
Geral Diário de um invejoso; por Flávio de Ostanila
-
Saúde SAÚDE: Prefeitura de Parnaíba gasta quase R$ 1 milhão em suplementos infantis com fortes indícios de superfaturamento
-
Geral Prefeito de Parnaíba decreta luto de três dias após mortes de vereador e guarda municipal em Teresina